Vantagens da energia solar no uso do ar-condicionado
Em um país de clima predominantemente tropical como o Brasil, é comum buscar formas de tornar o ar ambiente mais agradável, seja nas residências ou nas empresas. O uso do ar-condicionado é a opção mais recorrente, no entanto o funcionamento desse equipamento aumenta o consumo de energia significativamente. Será que a energia solar no uso do ar-condicionado é vantajosa?
É sim, vamos explicar o motivo neste texto. Aliás, a possibilidade de utilizar a energia solar no funcionamento do ar-condicionado significa reduzir bastante o consumo de energia pela rede convencional, o que significa economia financeira. Entenda melhor.
Índice
1. Por que os gastos de energia aumentam com o ar-condicionado?
2. Qual a vantagem da energia solar no uso do ar-condicionado?
3. O que você precisa saber antes de instalar um sistema de energia solar
Por que os gastos de energia aumentam com o ar-condicionado?
Em muitos locais, o uso do ar-condicionado é controlado e muito reduzido, exatamente por um dos aparelhos que mais elevam o valor da fatura de energia.
Então, acaba sendo um paradoxo: você tem em mãos uma equipamento eficiente para lidar com o calor, mas tem de utilizá-lo com limitações.
Mas você já refletiu sobre o motivo de o ar-condicionado ser um vilão da conta de luz?
Para entender isso, é preciso saber como o sistema funciona: o ar-condicionado retira ar quente da atmosfera e, através de um sistema de resfriamento, o transforma em ar frio, devolvendo o ar refrescante para o ambiente.
Ou seja, ele utiliza uma grande quantidade de energia elétrica para transformá-la em energia térmica.
Qual a vantagem da energia solar no uso do ar-condicionado?
Ao utilizar o aparelho de ar-condicionado alimentado por energia solar, você não precisa controlar excessivamente o uso do equipamento, pode ligar o ar frio quando quiser. Isso porque toda a energia consumida pelo aparelho está sendo gerada na própria propriedade.
Implantar um sistema de energia solar residencial vai resolver não só a demanda energética do equipamento condicionador de ar, como também de outras necessidades energéticas.
Como o uso da energia da rede convencional cai drasticamente, os valores da conta de luz também caem, então o investimento no sistema fotovoltaico já começa a dar retorno.
Além disso, a energia gerada pode ser utilizada em outros aparelhos elétricos da casa, como chuveiro ou congelador, o que gera mais economia.
Leia também: Como o retorno da energia solar protege você da inflação?
Outra grande vantagem em instalar um sistema de energia solar é que a energia não utilizada volta para a rede elétrica da cidade, isso se transforma em créditos na fatura mensal. Isso porque a instalação do sistema fotovoltaico é interligado à rede local.
Ocorre que em dias de muito sol você poderá utilizar seu ar-condicionado a partir da energia solar tranquilamente. Já em dias nublados e chuvosos é possível recorrer à energia convencional.
O que você precisa saber antes de instalar um sistema de energia solar
Antes de tudo, é importante saber o volume de consumo energético dos equipamentos de ar-condicionado da sua residência ou empresa. Essa informação pode ser facilmente verificada consultando informações técnicas do aparelho.
Quando você tem uma ideia do consumo de energia da propriedade, fica mais fácil montar o seu projeto de sistema de energia solar.
Alguns pontos importantes devem ser considerados, como o local onde os painéis solares serão instalados, a inclinação (que influencia muito na captação de energia) e até mesmo o clima da sua cidade.
Essas são informações que vão ajudar a definir a quantidade de painéis solares necessários ao projeto.
Mas fique tranquilo(a), afinal agora você já sabe mais sobre as vantagens da energia solar no uso do ar-condicionado, então só falta simular o seu projeto de sistema fotovoltaico, com a Liberty Energia, temos especialistas nessa área e temos preparo para responder a todas as sua dúvidas, é só entrar em contato.