Mais eficiência energética com tecnologia Half Cell, veja como funciona
A tecnologia Half Cell surgiu para inovar todo o mercado, aumentando a eficiência energética, enquanto reduz alguns custos de fabricação. Tudo isso tomando uma mudança básica: dividindo as células dos módulos ao meio.
Um módulo comum conta com o formato quadrado. O Half Cell cria uma divisão no meio desse quadrado, para criar dois retângulos, isso diminui o número de perdas entre os módulos interligados.
Além disso, conta com diversas outras vantagens que você vai poder conferir no decorrer do nosso texto, onde também falaremos sobre o mercado que essa tecnologia tem no Brasil.
Índice
1. Principal diferença da tecnologia Half Cell para a tradicional
2. Benefícios do módulo em formato Half Cell
3. Tecnologia Half Cell tem espaço no mercado?
4. Previsões otimistas do setor de energia solar
Principal diferença da tecnologia Half Cell para a tradicional
Como já dissemos, a grande diferença da tecnologia Half Cell para a tradicional do mercado é a diferença no formato do módulo. O corte nas células pode ser feito tanto por meio de um laser, que causa poucos danos, ou ainda ao utilizar técnicas mecânicas.
Por cada célula ser menor, metade da corrente elétrica de uma célula em tamanho normal acaba correndo em seu corpo. Porém, isso não necessariamente é ruim, já que diminui a perda ôhmica dos módulos, otimizando o funcionamento do dispositivo.
Aproveite para entender melhor também o que é e como funciona a tecnologia PERC.
Benefícios do módulo em formato Half Cell
Além desse ponto, ainda podemos destacar que a Half Cell tem bom desempenho em áreas sombreadas, pois permite o desacoplamento das sobras nesses casos. Além disso, outro ponto de destaque fica a cargo do seu desempenho térmico.
Nos modelos mais tradicionais do mercado, é possível notar que existe apenas uma caixa de junção, o que, com o tempo, se mostrou um erro. É mais interessante distribuir os diodos presentes nas caixas, para diminuir o aquecimento.
A tecnologia Half Cell traz isso para os aparelhos, o que pode diminuir a temperatura, em comparação com um módulo comum, em até 20º C.
Por conta de todas essas vantagens, esse tipo de produto está ganhando mais espaço no mercado, como veremos a seguir.
Tecnologia Half Cell tem espaço no mercado?
O mercado brasileiro é, tradicionalmente, conhecido por ser ávido por novas tecnologias, e isso não seria diferente com a Half Cell. E o cenário que está se projetando é extremamente favorável para quem pretende investir em energia solar.
Isso porque, como o custo de produção de uma placa utilizando essa tecnologia é mais baixo, o valor final da peça também deve diminuir. Tudo isso torna um sistema fotovoltaico mais acessível, além de mais moderno.
Previsões otimistas do setor de energia solar
Segundo dados divulgados pela International Technology Roadmap for Photovoltaics, entre os anos de 2015 e 2016, o valor de uma placa solar caiu, em média, 40% somente nesse período. E a tendência é que a queda aumente nos próximos anos.
Aliás, já saiba como economizar utilizando energia solar nas indústrias.
Além disso, ainda segundo a mesma pesquisa, a ideia é diminuir os gastos com o desenvolvimento de sistema fotovoltaicos, com os custos de produção referente a esse produto caindo para 29% até o fim de 2027. Isso acaba estimulando a economia.
Tornar a tecnologia Half Cell acessível aumenta o seu leque de atuação, e pode fazer com que novos clientes, motivados pelas inovações, adotem um sistema mais moderno e eficiente, com tecnologias como essa em vigor.
Os módulos Half Cell permitem otimizar os gastos das empresas que optaram pela geração de energia solar. A expectativa é que, em breve, seja um dos carros chefes do mercado.
Agora que você entende melhor essa tecnologia, acesse o nosso site e faça uma simulação de projeto de energia solar. Se já tem um sistema e ficou com dúvidas, entre em contato conosco.