Saiba tudo sobre o financiamento de sistema fotovoltaico
Se em sua casa houvesse uma fonte de água mineral, pura e cristalina, você pagaria por água engarrafada? O raciocínio é o mesmo para a energia elétrica de fonte solar, já que a luz do sol é abundante e acessível em qualquer propriedade. Então, entenda como o financiamento de sistema fotovoltaico viabiliza que você gere sua própria energia elétrica.
É verdade que muitas pessoas, mesmo tendo o desejo de instalar esse sistema de geração de energia em suas casas, ficam receosas devido ao custo inicial.
No entanto, já adiantamos que mesmo com financiamentos, os custos são pagos em cerca de 5 anos e, depois disso, a economia com a conta de luz é surpreendente.
Em média a instalação desse sistema, sai em torno de 15 mil reais. Infelizmente, nem sempre temos essa quantia disponível. Porém, existem formas de financiar esse tipo de projeto, veja em detalhes.
Índice
1. Com energia solar a economia chega a 95%
2. Existem linhas de créditos especiais para financiamento
3. Passo a passo para financiar seu sistema de energia solar
4. Conheça as principais linhas de crédito disponíveis
5. Qual a documentação para fazer financiamento de sistema fotovoltaico?
Com energia solar a economia chega a 95%
As possibilidades de financiamento que existem hoje já estão mudando a ideia geral de que um sistema fotovoltaico de energia solar tem custo pouco viável. É exatamente o contrário.
Em poucos anos o investimento se paga, ou seja, é monetariamente autossustentável. Os sistemas têm vida útil de 25 anos e o retorno de investimento acontece dentro dos primeiros 5 anos de uso.
Segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico), a conta de eletricidade do brasileiro sai em média a um valor que equivale a 20% do salário mínimo. Isso fica em cerca de 200 reais mensais.
Com taxas de energia tão altas, a geração de energia residencial, através de sistema fotovoltaico, representa uma grande economia. Ao utilizar o sistema, você deixa de consumir energia da rede convencional e ainda pode conseguir crédito para abatimento no valor da conta.
Existem linhas de créditos especiais para financiamento
O mercado está aquecido, o interesse só cresce e o financiamento da aquisição de um sistema de energia fotovoltaica está cada vez mais acessível por meio de linhas de crédito especiais.
O financiamento é feito para custear parte do projeto ou mesmo para arcar com 100% da verba necessária.
Passo a passo para financiar seu sistema de energia solar
Para receber o crédito necessário e obter seu sistema de energia fotovoltaica, é preciso seguir alguns procedimentos.
O primeiro passo é fazer uma simulação de projeto de sistema solar para ter uma ideia do financiamento do seu projeto.
Projeto e orçamento
Após a simulação, você pode tirar dúvidas e calcular com mais precisão em quanto vai ficar a a economia com a conta de luz.
Uma das etapas antes da aprovação do projeto é uma análise dos os aparelhos que serão utilizados, a área que será ocupada com o sistema, a quantidade média de energia que será gerada e o orçamento geral.
Conheça as principais linhas de crédito disponíveis
Com o projeto e o orçamento em mãos e depois de decidir quanto vai ser financiado é o momento de conhecer os detalhes das linhas de créditos disponíveis.
Algumas possibilidades de financiamento são por linhas de crédito das seguintes instituições:
Antes de fazer a escolha da linha crédito para financiamento de sistema fotovoltaico, é importante entrar em contato com as instituições financeiras para conhecer detalhes como critérios de concessão de crédito e taxas de juros.
Vamos dar uma olhada em alguns deles abaixo.
Financiamento pelo Banco do Brasil
O Banco do Brasil disponibiliza uma linha de crédito para o financiamento de sistemas fotovoltaicos. O valor mínimo para a contratação da linha de crédito é de 5 mil reais e o máximo é de 100 mil.
Trata-se de um linha que atende tanto a pequenos projetos residenciais como projetos maiores, com custo mais alto de instalação.
A primeira parcela do financiamento tem o prazo de 180 dias para o pagamento. Além disso, o financiamento pode ser parcelado de 2 até 60 vezes.
As prestações são pagas mensalmente com débito automático em conta corrente e a contratação, bem como a análise de crédito são totalmente online, por meio do próprio aplicativo do banco.
Leia também: Como o retorno da energia solar protege você da inflação?
Santander
A linha de crédito para a instalação de energia solar do Banco Santander tem taxas juros a partir 0,74% ao mês.
O valor mínimo para a contratação do financiamento é de 2 mil reais e cobre até 100% dos custos do projeto.
O financiamento pode ser parcelado em até 96 vezes, porém o prazo para o pagamento da primeira parcela é um pouco menor que do Banco do Brasil, ficando em até 120 dias.
Sicredi
O financiamento para a instalação de energia solar da Sicredi conta com carência de 3 meses, 90 dias, sendo menor que do banco Santander e do Banco do Brasil. Com esta linha de crédito é possível financiar os equipamentos, placas fotovoltaicas e acessórios.
Além disso, para quem contrata esse financiamento em Recife, existe um prazo de 120 dias de carência, no qual a conta de luz fica na taxa mínima.
Outro ponto positivo é que, durante o prazo de financiamento, o contratante tem sua conta de luz protegida da inflação energética.
Sua taxa de juros fica em 0,45% ao mês + CDI, que normalmente é aplicado ao ano.
Para aqueles que desejam contribuir com a comunidade essa é uma boa alternativa, pois a Sicredi reinveste parte dos recursos gerados em projetos sociais e ambientais.
O pagamento do financiamento pode ser parcelado em até 60 vezes. Já o pagamento das parcelas, assim como os anteriores, funciona através de débito automático em conta corrente.
Aproveite para saber: Condomínio Solar, uma alternativa para quem não pode financiar um projeto
Itaú
O banco Itaú também possui uma linha de crédito para financiar os projetos de geração de energia fotovoltaica adquiridos na Liberty Energia.
Em 2019 o banco anunciou que até o ano de 2030 destinaria 400 bilhões para créditos de projetos de sustentabilidade, entre eles, créditos para empresas, produtores rurais e consumidores que desejam adquirir sistemas de geração de energia solar.
A linha de crédito já está em funcionamento. Para mais informações é preciso entrar em contato com o banco.
Banco BV
Banco BV também é uma opção para quem quer adotar a geração de energia limpa e renovável. Quem contratar o projeto com a Liberty Energia poderá utilizar a linha de crédito desse banco. Ele pode ser disponibilizado tanto para empresas quanto para residências.
Solfácil
Para quem não conhece, a Solfácil é uma plataforma destinada exclusivamente ao financiamento de sistemas de energia fotovoltaica.
Destinam crédito para empresas, indústrias, propriedades rurais, comércios e residências.
Sua linha de crédito permite financiamento de projetos de até 200 mil reais para pessoas físicas e de até 500 mil reais para pessoas jurídicas.
Em relação a taxa de carência para início do pagamento, possuem o prazo mais atrativo que pode chegar a 6 meses. Isso significa que depois do crédito ser liberado, você terá até meio ano para começar a pagar.
O pagamento do crédito pode ser dividido entre 24 e 120 meses. Assim você pode parcelar seu sistema de energia solar em até 10 anos.
Além disso, a Solfácil ainda permite que você adiante o pagamento das parcelas do financiamento. A vantagem de fazer isso é que os juros das parcelas pagas antes do vencimento não são cobrados.
Conheça também 3 benefícios da tecnologia de geração de energia solar.
Qual a documentação para fazer financiamento de sistema fotovoltaico?
Os documentos para contratação de financiamento para a aquisição e instalação de sistemas de energia fotovoltaica podem variar em cada instituição financeira. Em geral, os documentos pedidos são:
- comprovante de renda ou de patrimônio;
- documentação do Imóvel, no qual será instalado o sistema fotovoltaico;
- documento de identificação;
- CPF.
Sobre os comprovantes de renda, em geral, são contracheques e holerites para trabalhadores assalariados. Para empresários, pede-se holerite de pró-labore ou declaração de imposto de renda da pessoa jurídica. Já para autônomos e profissionais liberais pode ser usado o Decore ou as declarações de IRPF.
Além disso, o CPF ou o CNPJ do interessado também passará por pesquisa referente a créditos anteriores. É necessário que não existam pendências em outros financiamentos.
Um ponto que vale a pena relembrar é a necessidade de fazer a simulação antes do pedido de crédito.
Gostou de conhecer os detalhes sobre financiamento de sistema fotovoltaico? Lembre-se que pode tirar mais dúvidas entrando em contato conosco. Nossa equipe tem especialistas prontos para atender você. Não esqueça de fazer uma simulação do seu projeto de energia solar!