Saiba o que é geração distribuída e quais as vantagens
O cenário de mudanças climáticas que resulta em longos períodos de escassez de chuvas afeta bastante o custo da energia elétrica no país. Assim, tem se tornado urgente que todos pensem em formas mais inteligentes tanto para consumir, quando para gerar energia elétrica.
Isso porque gerar energia limpa por meio de um sistema de energia solar, por exemplo, é uma realidade possível para muitas pessoas atualmente.
Então, neste artigo vamos falar sobre a geração distribuída, descobrir as vantagens e analisar melhor esse tipo de alternativa.
Índice
1. O que é geração distribuída?
2. Vantagens do uso da geração distribuída
2.1 Redução de perdas
2.2 Retorno sobre o investimento
2.3 Produção de energia limpa
2.4 Benefícios sociais
O que é geração distribuída?
Tem relação com a geração de energia própria. Para tanto, é preciso ter um sistema gerador que produza energia elétrica próximo ao local onde será consumida.
Esse conceito traz consigo diversas vantagens, mas a principal delas é que instalar uma pequena usina de energia é uma forma de economizar com essa despesa recorrente.
Leia também: 3 modalidades de geração de energia solar e como funciona cada uma.
Para isso, é preciso ter um sistema com potência suficiente para abastecer residências, comércios ou mesmo pequenas indústrias que estejam localizadas no entorno.
No Brasil, segundo relatórios da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil já ultrapassou a marca de mais de 1 gigawatt de potência que foi gerada através de minigeradores responsáveis pela distribuição de energia elétrica.
Não por acaso, a alternativa mais utilizada pelos brasileiros é a geração de energia solar, com mais de 82 mil miniusinas instaladas no território brasileiro.
Vantagens do uso da geração distribuída
Uma das principais vantagens observadas é a possibilidade de mitigar a perda de energia ocasionada em razão das linhas de transmissão dos métodos convencionais de distribuição de energia elétrica, feita por meio de de postes com fios elétricos.
O custo também é uma grande vantagem, visto que possuir um sistema gerador instalado vai evitar que se recorra ao uso da energia entregue pela rede convencional, que tem tido aumentos tarifários cada vez mais frequentes.
De modo geral, podemos listar as vantagens mais evidentes. Veja abaixo.
Redução de perdas
Como explicado anteriormente, a geração distribuída reduz as perdas de energia ocasionadas pelo longo trajeto que a mesma percorre até chegar na unidade de consumo.
Retorno sobre o investimento
É possível calcular de forma segura o quando a tecnologia de geração de energia ajudou a reduzir custos com energia elétrica. Assim, o investimento prova que é confiável e que gerou economia no processo.
Aproveite para saber também: Como calcular o ROI em energia solar.
Produção de energia limpa
A geração distribuída promove o uso de fontes alternativa de produção que são menos poluentes e têm impacto mínimo no meio ambiente.
Benefícios sociais
Um usina para geração distribuída pode resultar em oportunidades de trabalho para a população da região.
Isso porque quando se inicia um investimento nessa área, é preciso recorrer a equipamentos e à mão de obra qualificada, o que se desdobra em cursos, treinamento de pessoal, deslocamentos e transporte de materiais, entre outras demandas. Assim o setor fica aquecido.
De todas as fontes que podem ser usadas, encontram-se a energia eólica, solar e a energia movida a biomassa, que são os restos de alimentos ou detritos orgânicos.
Se interessou pelo projeto? Venha você mesmo fazer parte do futuro da energia no Brasil e no mundo, faça a simulação de um projeto conosco e dê o primeiro passo.