Saiba mais sobre sistema de proteção para instalação fotovoltaica
Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas instalações elétricas podem estar sujeitas a descargas atmosféricas ou decorrentes de relâmpagos, por isso é necessário um sistema de proteção para instalação fotovoltaica.
Os riscos existem por causa da exposição às intempéries, que aumentam as possibilidades de ocorrência de acidentes, os quais variam em proporção e intensidade.
Por isso, podem causar a queima de componentes elétricos, danos permanentes nos painéis solares (diminuindo desempenho e vida útil), ou mesmo incêndios. Entenda como preservar a instalação fotovoltaica.
Índice
1. Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas — SPDA
2. Dispositivos de Proteção Contra Surtos — DPS
3. Como determinar o melhor sistema de proteção fotovoltaica?
Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas — SPDA
Em síntese, essa proteção é um para-raios com um fio aterrado que dissipa as descargas elétricas.
Um estudo sobre o tema, realizado por professores da Universidade de Campinas, mostra que para o desenvolvimento do SPDA são considerados os seguintes aspectos:
- o sistema de aterramento do sistema de geração solar fotovoltaica deve ser interligado ao de aterramento principal da instalação;
- os condutores de equipotencialidade devem ser roteados em paralelo e o mais próximo possível dos cabos de corrente contínua;
- os condutores de sinal devem estar incluídos no sistema de proteção.
Pode acontecer de a instalação do SPDA não ser necessária, contudo, é preciso uma atenção especial para a escolha do nível de proteção do DPS (dispositivos de proteção contra surtos).
Leia também: Ter um sistema de energia solar valoriza o imóvel.
Dispositivos de Proteção Contra Surtos — DPS
Surtos são oscilações na tensão elétrica que podem queimar aparelhos elétricos ou danificar os equipamentos do sistema. Por isso, cada DPS possui uma finalidade de acordo com cada situação:
- instalações que levam descargas atmosféricas diretamente nas hastes de para-raios ou na rede elétrica. É utilizada em indústrias ou edifícios, construções de alturas elevadas;
- proteção do local contra o excesso de tensão. Dispositivos utilizados em residências;
- proteção de equipamentos sensíveis a surtos, ou seja, dispositivos instalados em cada aparelho.
Aproveite para saber também: Como fica a orientação e inclinação dos painéis solares?
Quando inativo, o DPS age como um circuito aberto (a corrente não passa). Na ocorrência de um surto, o DPS transforma-se em um circuito fechado, desvia a corrente do condutor com excesso de tensão para o aterramento e diminui a oscilação na tensão para outros aparelhos conectados ao circuito.
Como determinar o melhor sistema de proteção fotovoltaica?
Segundo Hélio Sueta, engenheiro e professor da Universidade de São Paulo, vai depender de cada categoria de sistema. Em geral, o sistema fotovoltaico deve estar no volume de proteção do SPDA e um sistema específico de DPS deve ser instalado para proteção dos componentes. Um é geral, outro é específico.
A norma sobre SPDA (Sistemas de Proteção de Descargas Atmosféricas) NBR 5419 define qual o tipo de DPS correto para a instalação baseado na distância do condutor de descida de descarga atmosférica e de outros circuitos da instalação.
Conseguiu entender melhor sobre proteção para instalação fotovoltaica? Acesse o nosso site, temos uma Plataforma de Projetos Fotovoltaicos e Homologação nas distribuidoras de energia. Temos também uma equipe de especialistas para tirar suas dúvidas, entre em contato conosco ou faça uma simulação de projeto de energia solar.