Saiba de uma vez a diferença entre inversor e micro inversor solar
Mesmo que tenham um funcionamento semelhante, é importante saber a diferença entre inversor e micro inversor solar, pois são tecnologias distintas que podem impactar a etapa de conversão de energia do sistema que você decidir instalar na propriedade.
Como são equipamentos fundamentais no processo de geração de energia solar, é necessário entender um pouco mais sobre cada um. Mas não é difícil, vamos explicar o principal a seguir. Confira.
Índice
1. Diferenças entre inversor e micro inversor solar
2. Vantagens e desvantagens do inversor
3. Vantagens e desvantagens do micro inversor
Diferenças entre inversor e micro inversor solar
Um dos pontos principais é a forma como é feita a ligação dos painéis fotovoltaicos no sistema. O inversor string é conectado em forma de fileiras de painéis que, em seguida, serão ligados ao inversor. O papel do inversor é encontrar o ponto máximo de geração de energia do sistema.
Vale lembrar que o inversor string, ou inversor convencional, é um equipamento comum na maioria das instalações, que geralmente fica na parede e tem a função de fazer toda a conversão de energia do sistema fotovoltaico.
Já o micro inversor vai atuar de uma forma independente e serão feitas ligações de 2 a 4 painéis, no máximo. Apesar de fazerem o mesmo trabalho dos inversores convencionais, a principal vantagem é que são mais eficientes, pois trabalham módulo a módulo.
Aproveite para saber tudo sobre o financiamento de sistema fotovoltaico.
Vantagens e desvantagens do inversor
Para avaliar as diferenças entre eles, a melhor forma é comparando as vantagens e as desvantagens de cada um nas suas operações.
O inversor tem um custo reduzido. A sua manutenção pode ser feita de forma mais simples por ele não estar localizado junto aos módulos e a vistoria da concessionária de energia é bem menos burocrática.
Pelo lado negativo, para seja feita a manutenção é preciso que o sistema seja inteiramente desligado. E caso seja necessário acionar a garantia por qualquer problema, o sistema ficará totalmente desligado até que seja feito o reparo do inversor.
Leia também: Quanto custa a manutenção em energia solar?
Vantagens e desvantagens do micro inversor
O ponto principal do micro inversor é o fato que a eficiência dele só será prejudicada no local onde ocorrer o sombreamento. Os outros poderão permanecer em pleno funcionamento ao longo dos reparos sem que seja preciso fazer uso de um otimizador para tal.
Outro ponto importante é o fato de que todo o monitoramento pode ser feito de forma individual. Cada painel será visto separadamente. Além disso, os micro inversores também têm garantias maiores.
Por fim, não são ligados em série nos painéis e por isso cada painel pode atuar separadamente na sua potência máxima.
A escolha entre o inversor e o micro inversor solar vai depender da necessidade do projeto e também das particularidades do local. Por isso, não perca tempo e faça uma simulação de projeto de energia solar para avaliar melhor custos e benefícios dos detalhes do seu sistema.