Saiba como está o cenário atual da energia solar no Brasil
Hoje, o Brasil está entre os maiores países produtores de energia solar do mundo, com capacidade instalada de mais de 7 GW. Em termos percentuais, essa potência representa aproximadamente 3,5% da matriz energética nacional.
Ainda que se trate de um percentual relativamente baixo, o seu crescimento tem sido expressivo, e a tendência é que esse cenário da energia solar no Brasil melhore cada vez mais.
Nesse sentido, entender o contexto atual da energia solar no Brasil é fundamental, principalmente para quem está pensando em investir nessa solução.
Início da história da energia solar no país
A história da energia solar por aqui começa em agosto de 2011. A primeira usina solar foi instalada nessa data, no interior do Ceará, em Tauá.
A usina, instalada em uma área de 340 quilômetros (km)², contava com 4.680 painéis fotovoltaicos e com uma capacidade inicial de geração de energia de 1 MW. Essa potência foi suficiente para fornecer energia para mais de 1000 residências.
Vale dizer que a cidade do Ceará foi escolhida como a primeira usina solar não só do Brasil, mas também da América Latina, por conta de seu clima favorável. Tauá contava com um alto índice de radiação solar ao longo do ano.
Uso de energia solar cresce no Brasil
Atualmente, a energia solar, no Brasil, cresce por meio de projetos de geração distribuída (GD), os quais são instalados em residências e empresas, principalmente, bem como por meio da geração centralizada (GC); nesse caso, com a ajuda das grandes usinas de energia solar.
Por oferecer grandes vantagens para os usuários de eletricidade (especialmente os residenciais), o desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica no Brasil tem sido rápido.
Tomando como referência alguns dos últimos anos, o Brasil registrou um crescimento de mais de 100% em potência ou sistemas de geração de energia solar instalados.
Para os próximos anos as expectativas com relação à energia solar são muito boas. Espera-se que o Brasil continue investindo nessa tecnologia para passar a ocupar melhor posição no ranking dos investimentos neste tipo de energia.
Aproveite para saber também: por que investir em energia solar?
Fatores que favorecem o crescimento da energia solar no país
Alguns fatores, sem dúvida alguma, favorecem o crescimento da energia solar no Brasil. A seguir, confira os principais:
- o país é tropical, principalmente a região nordeste, recebendo, devido a isso, alta incidência solar durante o ano;
- as tarifas de energia elétrica produzida de forma convencional não param de subir, razão pela qual muitos consumidores têm adotado a energia solar como uma forma de reduzir custos;
- a energia solar é renovável, ou seja, é verde e não agride o meio ambiente. Além disso, os equipamentos utilizados em sua instalação possuem uma vida útil longa (mais de 40 anos).
Se gostou das novidades e pretende usufruir de todas as vantagens da energia solar, não deixe de entrar em contato conosco.
Podemos te ajudar a desenhar o projeto ideal para sua propriedade, residencial ou empresa. Faça uma simulação de projeto de energia solar e entenda como funciona. Você também pode acompanhar nossas publicações no perfil @liberty_energia.