Quantos painéis solares preciso para a minha casa?
Uma vez que se decide pela energia solar, como saber quantos painéis são necessários para uma casa gerar energia suficiente? Por meio de um projeto!
Isso porque essa é uma das etapas iniciais desse processo, já que as novas formas de gerar e consumir energia elétrica estão em alta e movimentam o interesse das pessoas.
Inclusive, a instalação de um sistema de energia solar tem sido uma alternativa muito bem-vinda para diferentes realidades, seja pelo cuidado com o meio ambiente ou por ser mais barato produzir a própria energia que consome.
Então, vamos entender melhor sobre como estimar a quantidade de painéis necessários para uma casa e saber mais sobre esses mecanismos que estão à disposição da população, permitindo escapar dos altos preços da conta de luz decorrentes do consumo convencional.
Índice
1. Entenda por que a energia solar tem sido a mais procurada
3. Quantos painéis são necessários?
Entenda por que a energia solar tem sido a mais procurada
Primeiro, porque o investimento inicial pode ser recuperado em pouco tempo, demonstrando os benefícios que se podem obter quando se decide investir nessa alternativa de produção de energia elétrica.
Aproveite para saber sobre o payback do investimento em energia solar: novidades com a nova lei.
A energia solar passou a ser uma das mais utilizadas no último ano, em diversos estados do país. A produção é rápida e as diferenças podem surgir já nos primeiros meses, com a queda no valor que está sendo pago nas contas de luz.
Como funciona a produção?
A produção é feita por meio de placas que ficam posicionadas nos lugares mais estratégicos do terreno. Assim, geram energia a partir do efeito fotovoltaico, utilizando os raios solares.
Depois, a energia produzida é convertida para a corrente elétrica pela qual os equipamentos da propriedade são alimentados. Estes podem ser variar de máquinas até eletroportáteis ou eletrodomésticos.
A grande diferença do processo tradicional é que as pessoas podem acompanhar a produção. Assim como podem compreender aquilo que está sendo feito e qual é o consumo mensal da propriedade.
Com tantas vantagens, o processo tem sido o mais utilizado por aqueles que pensam na geração de “energia verde” ou energia limpa . E por quem se dispõe a buscar por alternativas mais baratas, favorecendo a sustentabilidade ambiental.
Quantos painéis são necessários?
Quando o assunto é o cálculo das placas para uma residência, é essencial considerar o tipo de projeto e o volume de energia a ser gerado.
Para propriedades que consomem mais energia, por exemplo, a ideia é elaborar um projeto com maior potencial de produção. Portanto, mais robusto e que envolva o uso de mais placas solares.
Entretanto, para unidades residenciais menores, que consumem menos energia, o projeto é mais simples. E vai utilizar uma quantidade de painéis que comportem a demanda energética da casa.
Entretanto, levando em consideração a média de consumo dos brasileiros, existem alguns números que podem orientar a instalação. Veja os dados por região:
- Região Sul: 7 painéis solares;
- Região Centro-Oeste: 8;
- Região Sudeste: 8;
- Região Norte: 8;
- Região Nordeste: 8.
Além do consumo, é essencial levar em consideração a área em que a casa está localizada, assim como a incidência de luz solar na localidade.
Agora que você compreende melhor quantos painéis solares é preciso para uma casa, saiba mais sobre o uso e o crescimento da energia solar em nosso blog.
E se deseja entender melhor como vai funcionar na sua propriedade, basta fazer uma simulação de projeto de energia solar em nossa página.