Quanto custa a manutenção em energia solar?
A energia solar gera economia financeira para os consumidores e sustentabilidade para o mundo. Além disso, é um investimento com retorno em curto ou médio prazo. Mas sempre fica essa dúvida sobre o custo da manutenção em energia solar, será que é caro?
Não é. Na verdade, a manutenção inclui procedimentos simples para evitar que os módulos fotovoltaicos sofram danos e para que seja removida a sujeira, o que aumenta a eficiência dos equipamentos.
Vale lembrar que é por meio dos módulos que é feita a captação da luz solar, que depois é encaminhada para o inversor responsável por convertê-la em energia elétrica. Por isso, os painéis devem ficar posicionados para receber grande incidência de raios solares.
Índice
1. Por que fazer manutenção?
1.1 Manutenção preventiva
1.2 Manutenção preditiva
1.3 Manutenção corretiva
2. Quanto custa a manutenção em energia solar?
3. Com que frequência fazer manutenção?
Por que fazer manutenção?
Grande parte dos produtores de módulos fotovoltaicos afirma que o painel solar mantém a captação de energia por 25 anos com 80% do desempenho original. A realização da manutenção periódica é responsável por garantir esse bom desempenho.
A manutenção dos módulos fotovoltaicos pode ser dividida em três modalidades: preventiva, preditiva e corretiva. Vamos conhecer melhor cada tipo e entender quando é necessário chamar um técnico.
Manutenção preventiva
É realizada com auxílio de água e um pano limpo, ou com esponja de cerdas macias. Deve ser feita com o aparelho completamente desligado e, de preferência, em dias sem chuva, sem o uso de itens químicos ou esponjas que possam arranhar o módulo.
A chuva é um agente que atua naturalmente nessa limpeza. Porém, tenha atenção: a depender do nível de sujeira, como dejetos de pássaros e fuligem, a chuva não conseguirá limpar corretamente. E o acúmulo de detritos pode causar perda de até 25% na geração de energia.
Manutenção preditiva
Equivale à observação e ao monitoramento das placas fotovoltaicas e do conversor de energia. Essa manutenção em energia solar é importante para prevenir com antecedência a ocorrência de rachaduras, arranhões ou indícios de quebra no equipamento.
Além disso, significa fazer o acompanhamento do desempenho do conversos, identificando se o kit possui bom funcionamento, com base nas variações no pico de potência.
Esse acompanhamento deve incluir os dias nublados e os mais ensolarados. Portanto, é com os resultados dessa vistoria que a próxima manutenção poderá ser acionada.
Manutenção corretiva
Se os procedimentos anteriores foram realizados e o sistema mantém um rendimento baixo, o mais indicado é procurar uma assistência técnica especializada para realizar o diagnóstico do equipamento e o reparo necessário.
Jamais tome a iniciativa de desmontar ou tentar reparar os módulos fotovoltaicos, pois você estará correndo riscos e o produto pode ter seu dano agravado.
Quanto custa a manutenção em energia solar?
O custo da manutenção fica em torno de 0,5% ao ano, referente ao valor do investimento inicial. Como os procedimentos de manutenção são simples, ajudam a evitar grandes danos no kit — ao ponto de ser necessária uma manutenção corretiva. Além disso, prolongam o ciclo de vida dos módulos.
Apesar de haver diferentes categorias de painéis fotovoltaicos, em geral a manutenção periódica possibilita:
- garantir uma atuação eficaz do sistema fotovoltaico;
- evitar custos com reposições de peças ou eventuais reparos;
- aumentar a utilidade da energia solar.
Leia também: Placas ou painéis solares, conheça os tipos, saiba o preço e qual a durabilidade.
Com que frequência fazer manutenção?
É recomendada a manutenção das placas 2 vezes ao ano. Isso pode variar, dependendo da localização geográfica, da incidência de chuva e da forma como o módulo foi instalado.
Se caem muitos galhos, folhas, excesso de poeira, ou quando circulam muitas aves por cima do equipamento, pode ser necessário realizar a manutenção a cada 4 meses.
Uma dica que pode ajudar a reduzir a frequência da manutenção: realizar a instalação com inclinação de 10 graus dos módulos para que, quando ao chover, aconteça o escoamento da água e favoreça a remoção de detritos.
Viu como a manutenção em energia solar não tem mistério? Se você tem interesse em gerar a sua própria energia, fale conosco! Temos especialistas para tirar suas dúvidas. Lembre-se que também pode fazer uma simulação de projeto de energia solar!