Pegada de carbono: o que é e como reduzir a sua
O planeta está sofrendo com mudanças climáticas promovidas pelas ações humanas, e cabe a nós pensarmos sobre maneiras de minimizar esse impacto no planeta. Não é um desafio trivial.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) em seu relatório de 2021, por exemplo, afirma que precisamos reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa se quisermos limitar os avanços das mudanças climáticas.
Nesse sentido, existe um indicador chamado pegada de carbono. Ele diz respeito ao rastro que deixamos no planeta de acordo com nosso estilo de vida. Vamos entender melhor.
Índice
2. Maneiras de reduzir a pegada de carbono
O que é pegada de carbono?
Esse indicador é usado para mensurar o impacto que nossas ações do dia a dia causam em relação a emissão de gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa.
Ou seja, o indicador nos diz a quantidade aproximada de gás carbônico produzido de acordo com nossas atividades e hábitos.
Aproveite para entender também como escolher energia solar deixa o ar mais limpo.
É importante nos atentarmos que, no nosso modelo atual de sociedade, praticamente qualquer atividade gera um impacto negativo em relação à saúde do planeta. O responsável, em grande parte, é o uso indiscriminado de combustíveis fósseis.
É possível calcular sua pegada de carbono tanto individualmente como enquanto organização. O resultado é um bom direcionamento do quão intensas devem ser suas ações de mitigação em relação a um estilo de vida que gera muitos gases poluentes.
Pensando individualmente, existem calculadoras facilmente encontradas na internet que ajudam a identificar sua própria pegada de carbono.
Com esse resultado, é importante buscar formas de diminuir essa pegada no dia a dia. Vamos conhecer algumas maneiras de fazer isso.
Maneiras de reduzir a pegada de carbono
Existem hábitos simples a mudar que podem causar uma grande diferença na sua pegada de carbono. Todos os serviços e produtos possuem uma pegada associada a sua produção, então escolher melhor o que consumir é um bom início.
Boas ideias são consumir menos carne durante a semana, realizar a separação do lixo orgânico e lixo reciclável, optar por transportes com menor emissão de gases poluentes, tentar diminuir o uso de recursos naturais, entre outras atitudes.
Muitas vezes o maior inimigo na hora de adotar alguma estratégia de mitigação da pegada de carbono é a comodidade.
Estamos acostumados com determinada rotina e hábitos e nem sempre é uma tarefa fácil mudar. Mas é importante lembrar da importância de práticas mais condizentes com o futuro que esperamos para o planeta.
Se quiser, por exemplo, diminuir seus gastos com a energia elétrica e tornar sua pegada de carbono mais baixa, conheça 5 maneiras eficientes de reduzir a conta de luz.
Essa preocupação com o rastro de consumo também deve valer para as empresas. O ideal é buscar em toda a sua cadeia produtiva onde existem aspectos que sejam passíveis de melhoria em relação à pegada de carbono.
Conheça nossas soluções
A Liberty Energia surgiu com o objetivo de transformar o mercado de energia elétrica no Brasil, tornando os consumidores livres para a geração da sua própria energia. Faça uma simulação de projeto de energia solar conosco!