O que é preciso e quais as vantagens de trabalhar com energia solar?
Sem dúvidas, todos nós temos ouvido falar mais da energia solar. O motivo? Hoje o Brasil tem um dos contextos mais favoráveis para a replicação desse modelo energético. As vantagens de trabalhar com energia solar decorrem tanto do clima com sol predominante, quanto da abertura favorável do mercado, com grandes oportunidades no segmento.
E se você também tem interesse no assunto, aproveite este artigo para ficar por dentro: descubra o que é preciso para trabalhar com energia solar e quais as vantagens.
Índice
1. O que é preciso para trabalhar com energia solar?
2. Por que vale a pena trabalhar com energia solar?
3. Como é possível atuar nesse mercado?
3.1 Quais os requisitos necessários?
4. Como escolher sua área de atuação?
O que é preciso para trabalhar com energia solar?
Antes de tudo, para trabalhar com energia solar alguns requisitos são importantes. Veja abaixo:
- conhecimento geral e/ou específicos sobre a área;
- perfil para atuar no segmento (do decorrer do artigo falaremos sobre as possibilidades);
- compreender o uso de materiais e equipamentos que garantirão a segurança e qualidade do procedimento;
- conhecimento da parte burocrática e comercial.
Por que vale a pena trabalhar com energia solar?
Conforme já mencionamos na introdução deste artigo, o mercado de energia solar está crescendo de maneira exponencial em todo o Brasil – e a tendência é de que seja assim ao longo das próximas décadas.
O motivo para o crescimento se dá principalmente pela tendência global de busca por fontes renováveis de energia, que não só garantem eficiência energética como também promovem sustentabilidade.
No caso da energia solar, há ainda o benefício de que ela é uma fonte inesgotável e que diminui a emissão dos gases poluentes, deixando o ar mais limpo no planeta.
Só para se ter uma noção, o crescimento esperado é tanto que estima-se que até 2035 mais de 75 milhões de toneladas de CO2 serão poupadas graças a esse modelo energético.
Como é possível atuar nesse mercado?
Existem três principais atuações para quem deseja trabalhar com energia solar: instalação fotovoltaica, franquias/empresas e projetos.
O segmento de instalação fotovoltaica é a principal opção para os que preferem a parte mais técnica de atuação – e neste caso, entender sobre instalação e manutenção dos sistemas é fundamental.
Uma segunda opção é trabalhar como projetista solar, ou seja, criando projetos desse modelo energético para consumidores dos mais variados tipos.
Por fim, o setor de franquias é para quem deseja empreender na área de energia solar.
Quais os requisitos necessários?
Atualmente o mercado contrata principalmente engenheiros eletricistas, que são os que possuem maior familiaridade com o assunto.
Apesar disso, tem sido cobrado desses profissionais que qualifiquem-se também no setor de energia solar já voltados para a atuação desejada, conforme opções destacadas acima.
Como escolher sua área de atuação?
Para escolher a sua área de atuação é necessário levar em consideração as particularidades de cada oportunidade.
Conforme já mencionamos, o setor de instalação fotovoltaica é mais recomendado para aqueles que se interessam mais pela parte operacional.
Já os que se animam mais com os projetos podem se dedicar À atuação como projetista. E aqueles que possuem condições para fazer um investimento inicial podem começar empreendendo no setor de franquia.
A Liberty Energia é uma empresa consolidada, com equipe de especialistas e bastante expertise no assunto, por isso não vê problemas em compartilhar conhecimento sobre a atuação nesse mercado do solar.
Acompanhe outros conteúdos do blog da Liberty para ficar por dentro dos mais variados temas sobre energia solar.