O que é marketing verde e como usar a favor da sua empresa?
Nunca a preocupação com a preservação do meio ambiente foi tão grande. O potencial de destruição de eventos climáticos e a poluição cada vez maior no ar e nos oceanos têm deixado um sinal amarelo quanto a continuidade da Terra.
As pessoas têm estado mais conscientes da sua própria responsabilidade em proteger o planeta e, ao mesmo tempo, passam a cobrar uma postura semelhante das empresas com as quais costumam ter algum tipo de relação.
Cientes desse novo hábito de consumo, muitas companhias contam agora com ações de preservação do meio ambiente e usam o rótulo de “amigas da natureza” como forma de criar uma imagem que agrade esse público rigoroso.
Surge, então, o “marketing verde”. Você conhece esse conceito e quais ações são utilizadas nesse método? Vamos explorar mais esse assunto, veja a seguir.
Índice
2. Implementação do marketing verde
3. Benefícios do marketing verde
O que é marketing verde?
O termo se refere a ações desenvolvidas por uma empresa no sentido de ser conhecida como uma empresa defensora da natureza e, desta maneira, ganhar respeito e admiração do público preocupado com questões ambientais.
Assim, as empresas com essa postura adotam meios de produção menos agressivos ao meio ambiente, como a utilização de material reciclado, redução do consumo de recursos naturais e o uso de fontes de energia limpa.
Tal conduta, juntamente com a divulgação adequada dessas ações cria uma imagem favorável para a companhia. A comunicação visa apresentar o esforço para criar produtos alinhados a preservação ambiental sem deixar de lado a qualidade.
Leia também sobre energia solar para shoppings centers: por que é um investimento inteligente?
Implementação do marketing verde
Mesmo que sua empresa não tenha altos recursos financeiros, é possível adotar algumas iniciativas práticas de modo rápido e fácil.
O primeiro ponto a pensar é quais condutas podem ser feitas para reduzir o impacto na natureza.
É necessário criar uma cultura organizacional que tenha inclua itens de qualidade com menos prejuízo ao meio ambiente como valor um fundamental.
Não adianta uma equipe atuar nesse sentido enquanto outra não se importa com o assunto, ou seja, é preciso ser um bem comum para toda a companhia.
Confira algumas condutas para começar a adotar o marketing verde:
- economia de água e luz;
- troca de mercadorias poluentes por outras menos nocivas;
- coleta seletiva de lixo;
- reciclagem;
- produção de itens com maior tempo de durabilidade.
Benefícios do marketing verde
Entre as principais vantagens da implementação do marketing verde nas empresas estão:
- os clientes estão propensos a pagar um preço maior por um produto, desde que saiba que ele contribuiu para a redução do prejuízo à natureza, o que consequentemente permite que a companhia aumente seus lucros;
- gera economia para a empresa por meio da reciclagem e menos gastos com água e energia elétrica;
- transmite postura de seriedade e comprometimento perante os consumidores;
- a empresa pode atrair a atenção de investidores interessados em injetar dinheiro em um negócio com uma boa imagem devido às “ações verdes”;
- diferenciação dos concorrentes, principalmente daqueles que continuam com uma postura ultrapassada e são resistentes a ideia de praticar iniciativas de preservação.
Entendeu um pouco melhor o que pode significar marketing verde? Então, por que não colocar em prática ao quanto antes? Conte com a nossa ajuda, comece fazendo uma simulação de projeto de energia solar e confira as melhores condições para o seu.