O que é Energia Solar e como posso utilizar?
A energia solar já é um recurso conhecido pelos brasileiros, a novidade é que tem ficado cada vez mais acessível. Mesmo assim, muitos ainda têm dúvidas sobre como aproveitar essa alternativa da melhor forma e alcançar a tão esperada economia na fatura da energia elétrica mensal.
É verdade que diminuir os gastos com o consumo convencional seja um forte motivador, mas saber que a energia solar é uma fonte de energia limpa, não poluente e de reduzido impacto ambiental, são fatores também muito convincentes. Então, por que não descobrir agora como utilizar a energia solar na sua residência ou no comércio?
Índice
1. Afinal, o que é energia solar?
2. Como posso utilizar a energia solar?
3. Onde ficam os painéis fotovoltaicos?
4. A conversão da energia solar para uso na casa ou empresa
5. Utilizar energia solar é seguro?
6. Como é feita a manutenção dos painéis solares?
Afinal, o que é energia solar?
A energia solar é a fonte de energia elétrica proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol. Ela pode ser aproveitada de maneira fotovoltaica ou térmica. Sendo assim, os painéis são recarregados quando recebem luminosidade direto do sol, fazendo com que seja gerada energia elétrica para a edificação, seja residencial ou empresarial.
Como posso utilizar a energia solar?
Primeiro, entenda como funciona a captação
A captação é feita por painéis solares instalados previamente em áreas da propriedade. Em geral, o funcionamento da placa solar ocorre a partir da captação da luz do sol, depois acontece o efeito fotovoltaico e, então, é gerada energia elétrica em corrente contínua.
Saiba como e onde utilizar
A energia solar gerada pode ser utilizada de forma simples, visando o equilíbrio entre a produção e o seu consumo. Você tem a opção de utilizá-la através da energia fotovoltaica, solar térmica, ou ainda termossolar.Cada uma prevê um objetivo e tem funcionamento distinto, que pode ser de gerar energia ou de aquecimento de líquidos.
Dessa forma, a energia solar pode ser utilizada em áreas rurais para fins de irrigação, iluminação de locais públicos, residências e indústrias que fazem uso de turbinas ou aquecimento de líquidos.
Onde ficam os painéis fotovoltaicos?
Como a captação é feita diretamente das placas fotovoltaicas instaladas, é imprescindível que o seu posicionamento durante a instalação seja feito de modo a expô-las totalmente ao sol, sem grandes interferências de sombras. Por isso, os locais mais indicados costumam ser os telhados das edificações.
A conversão da energia solar para uso na casa ou empresa
A energia gerada pelo painel está sempre em corrente contínua. Esse tipo de corrente (DC, Direct Current), é todo tipo de corrente elétrica que, ao se encontrar em um circuito, não altera seu sentido, fazendo com que a sua conversão para o modelo tradicional de recebimento seja bem mais fácil.
Após sua passagem pelo inversor, a energia solar pode ser utilizada para abastecer qualquer aparelho elétrico dentro de casa ou empresa, como equipamento de ar-condicionado, lâmpadas e eletrodomésticos, o que gera uma economia bastante significativa na conta de energia.
Utilizar energia solar é seguro?
Sim. Mas atenção: geração de energia solar não é tudo igual.
Tenha cuidado com o trabalho de amadores antes de adquirir o seu sistema solar, procure empresas experientes e com credibilidade no mercado.
Além disso, busque informação sobre a tecnologia que utilizam e sobre qualidade, ou durabilidade, dos equipamentos com os quais trabalham.
Isso porque após a captação da luz e do calor solares, com posterior geração de energia, o manejo deve ser feito sempre de modo seguro, neste caso seguindo as normas estabelecidas pela ANEEL.
Isso significa ter de realizar uma manutenção preventiva frequente dos equipamentos utilizados para a captação. Esse cuidado é importante para evitar possíveis danos na rede e acidentes.
Como é feita a manutenção dos painéis solares?
Para garantir sua utilização de maneira segura, é importante realizar a lavagem dos painéis a cada 6 meses. No caso de locais com muita poeira ou de baixa umidade, esse processo deve ser realizado a cada 4 meses.
O técnico ainda pode, e deve, realizar uma inspeção visual nas placas, sendo importante para identificar arranhões, manchas e rachaduras, garantindo o bom desempenho e sendo capaz de encontrar falhas e danos nas placas previamente.
Agora que você entendeu um pouco melhor como utilizar energia solar, acesse nosso site e faça uma simulação, você vai ver como ter liberdade para produzir sua própria energia. Assine nossa Newsletter para ter acesso a outras informações relevantes sobre energia solar e acompanhe nossas publicações no perfil @liberty_energia.