O que é Economia Circular e qual seu objetivo?
Economia circular se refere à aliança entre o desenvolvimento econômico e a utilização adequada dos recursos naturais. Para que essa dupla funcione em perfeita harmonia, tem havido uma série de mudanças nos meios de produção.
Surgem negócios mais conscientes da importância de processos sustentáveis para a sociedade. Essa preocupação é demonstrada quando seus processos dão prioridade para materiais de maior durabilidade, recicláveis ou reutilizáveis.
Continue a leitura e conheça mais detalhes sobre a economia circular, principalmente sobre como começar a implementar essa ideia em seu negócio.
Índice
1. Qual o objetivo da economia circular?
2. Como fica a administração dos recursos naturais?
3. Quais os principais benefícios da economia circular?
4. Qual a relação entre economia circular e energia solar?
Qual o objetivo da economia circular?
Esse conceito visa estimular os empresários a repensar a maneira de produzir, fabricar e vender as mercadorias para, dessa maneira, assegurar a utilização e a regeneração adequada do meio ambiente após a extração dos recursos.
Leia também sobre as Cleantechs: o que são e qual a sua importância.
O consumidor contemporâneo não se preocupa mais somente em fazer uma compra, ele também quer saber como um produto foi feito, que tipo de material foi empregado e quais as condições de trabalho dadas à mão-de-obra utilizada.
A economia circular pode ser considerada uma grande proposta de alternativa para o sistema de consumo atual, pois estabelece uma nova relação entre a natureza e os modos de produção.
O mais interessante é se tratar de uma tendência promovida pelo consumidor, portanto, o negócio que não se adaptar vai enfrentar dificuldades.
Essa ideia mostra que existe interesse em equilibrar produção, desenvolvimento econômico e uso dos recursos naturais. A ideia é gerar menos poluição e favorecer a preservação do Planeta, perpetuando a qualidade de vida nele para todas as espécies.
Como fica a administração dos recursos naturais?
Nesse conceito os recursos são utilizados de maneira cíclica. Ou seja, ocorre a fabricação, utilização e reutilização, portanto um sistema produtivo que alia desenvolvimento econômico e sustentável.
Portanto, a economia circular permite gerir com mais eficiência os recursos ambientais que são limitados e por isso devem ser administrados com inteligência, sem colapsar todo o sistema.
Com essa ideia em mente, são pensadas alternativas para continuar produzindo, porém de modo menos agressivo para o meio ambiente.
Uma vantagem de um sistema mais equilibrado é conseguir reduzir a extração de matéria-prima da natureza.
Quais os principais benefícios da economia circular?
Entre as principais vantagens da economia circular estão:
- melhor gestão de recursos naturais;
- redução de desperdício;
- desenvolvimento econômico;
- criação de mais vagas de trabalho;
- chances para novos modelos de negócios.
A economia circular permite reduzir a extração de matéria-prima virgem, potencializar a reciclagem e reutilização de recursos sem, no entanto, prejudicar a produção de mercadoria.
Qual a relação entre economia circular e energia solar?
A energia elétrica gerada de forma limpa e sustentável vai ao encontro dos princípios da economiza circular, uma vez que os sistemas de geração de energia a partir do sol impactam minimamente o meio ambiente.
Além disso, os equipamentos de um sistema fotovoltaico têm longa durabilidade — um painel solar pode durar mais de 20 anos — e isso minimiza os eventuais poluentes gerados na fabricação das peças.
Sem contar que um usina solar não tem o mesmo impacto que uma usa hidrelétrica, além do sol ser um recurso inesgotável.
Agora que você entendeu melhor, que tal concretizar o projeto para sua propriedade? Faça uma rápida simulação de projeto de energia solar conosco gratuitamente e online para saber mais detalhes.