O futuro da energia solar é surpreendente
Está cada vez mais acessível economizar por meio da geração de eletricidade de fonte solar. Se no presente já vemos um grandioso salto tecnológico, o futuro da energia solar se mostra ainda mais promissor.
Portanto, basta fazer as contas: a energia solar é um investimento realmente recompensador. Entenda melhor a seguir.
Índice
1. Os benefícios são vistos nas mais diversas áreas
2. Indústria energética é responsável pela geração de milhões de empregos no Brasil
3. Energia solar já é a terceira maior matriz energética do país
4. Energia solar caminha para ser a principal matriz energética brasileira
Os benefícios são vistos nas mais diversas áreas
Mais que uma escolha ecológica que visa a sustentabilidade, a energia solar é sim um investimento seguro.
Mais que uma forma de lidar com o meio ambiente de maneira positiva, a energia solar é uma forma consolidada de economizar dinheiro.
Então, precisamos falar sobre esse mercado que está em constante crescimento, seus maiores desafios e o cenário esperado para os próximos anos. Aliás, saiba como está o cenário atual da energia solar no Brasil.
Indústria energética é responsável pela geração de milhões de empregos no Brasil
O mercado de energia solar no Brasil cresceu mesmo durante a pandemia. Os dados mostram uma demanda cada vez maior, ano após ano.
Além do mais, a indústria de energia solar ainda mostra uma alta taxa de empregabilidade para o futuro. Portanto, são esperados milhões de empregos relacionados à área.
Isso significa crescimento para o setor, desenvolvimento sustentável e, sobretudo, uma indústria que está impulsionando cada vez mais a economia brasileira.
Para se ter uma ideia do tamanho dessa indústria, a energia solar pode gerar 11,6 milhões de empregos no mundo até 2030 e acelerar a recuperação econômica no pós-pandemia, de acordo com a ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.
Energia solar já é a terceira maior matriz energética do país
De acordo com a Agência Brasil de Comunicação (EBC), usinas de geração de energia solar já somam potência instalada operacional superior a das termelétricas movidas a gás natural e biomassa.
Com isso, a energia solar se tornou a terceira fonte mais representativa da matriz elétrica do Brasil. Os dados são do levantamento divulgado também pela ABSOLAR.
A mesma entidade também estima que a fonte solar já gerou mais de 86,2 bilhões de reais em investimentos no Brasil desde 2012, além de ter evitado a emissão de 23,6 milhões de toneladas de gás carbônico na geração de eletricidade.
Energia solar caminha para ser a principal matriz energética brasileira
A energia solar ainda está no “começo” quando comparadas a outras fontes utilizadas, mas podemos dizer que este é um começo mais do que promissor.
O Brasil implementou a energia solar mais tarde do que outros países. Apesar dessa implementação tardia, a presença do sol no território brasileiro é muito maior do que em outros países que implementaram a energia solar de forma pioneira. Somos mais ricos em luz do sol.
Em 2020, a capacidade de energia solar do Brasil ultrapassou 887.000 sistemas. Até o ano de 2024, o Brasil espera ter mais de 30.000 casas com painéis solares.
Ao proporcionar os diversos benefícios da energia solar, os consumidores estão conquistando cada vez mais negócios. Esses benefícios incluem a redução das despesas da população, aliviando sua carga de custos e reduzindo a demanda de energia. Isso ajuda a preservar o meio ambiente e reduz gastos.
Faça já uma simulação gratuita de um projeto de energia solar para sua residência ou empresa e entenda melhor como funciona.