Fazenda solar e usina solar: entenda as diferenças
A energia solar vem se tornando a principal opção de energia limpa e renovável para quem quer conciliar a produção de energia elétrica com economia de recursos e preservação do meio ambiente.
Nesse contexto, existem dois modelos de geração de energia solar que são muito confundidos: a usina solar e a fazenda solar.
Embora ambos tenha o mesmo objetivo, que é a geração de energia a partir do sol, existem diferenças importantes entre esses modelos. Vamos entender melhor.
Índice
1. Primeiro, o que é uma usina solar?
2. E o que é uma fazenda solar?
3. Quais as principais diferenças?
Primeiro, o que é uma usina solar?
Esse modelo de geração de energia solar recebe esse nome pela alta capacidade de converter a energia solar em energia elétrica.
Ou seja, uma usina produz uma grande quantidade de energia e é suficiente para suprir as demandas de uma vasta população.
Uma das características desse modelo é um maior investimento inicial necessário, com muitos painéis solares instalados lado a lado.
Aproveite entender também a importância da diversificação da matriz energética.
Porém, depois de tudo devidamente instalado, uma usina pode abastecer até mesmo cidades inteiras, a depender da usina e do tamanho da população.
Alguns exemplos de usinas solares brasileiras de alta capacidade são a Usina Solar São Gonçalo, com a capacidade de 475 MW (megawatts), a Usina Solar Pirapora, com capacidade de 321 MW e a Usina Solar Nova Olinda, que gera 292 MW.
E o que é uma fazenda solar?
Uma fazenda solar tem o mesmo objetivo de uma usina solar: gerar energia elétrica a partir da energia solar através de painéis fotovoltaicos.
Entretanto, nesse caso o volume de energia gerado é menor do que no modelo de usina.
Se as maiores usinas solares brasileiras produzem mais que 400 megawatts de energia, geralmente uma fazenda solar tem a capacidade de produzir, em média, 1 megawatt.
Quais as principais diferenças?
A primeira diferença entre uma usina solar e uma fazenda solar está logo na implantação. O custo necessário para implementar uma usina é muito maior do que o custo demandado por uma fazenda solar.
A usina solar São Gonçalo (Piauí), por exemplo, necessitou de um investimento inicial de R $1,4 bilhão para ser construída. Hoje ela é uma das mais produtivas do país, como vimos acima, com geração de 475 MW (megawatts).
Parte desse custo maior da usina está diretamente relacionado com a principal diferença entre os dois modelos: a capacidade de geração de energia.
A usina consegue produzir muito mais energia que a fazenda, sendo ideal para abastecer até cidades inteiras. Uma curiosidade: já pensou em quanta energia um painel fotovoltaico é capaz de produzir?
Por fim, outra diferença importante está na forma de distribuição da energia gerada. Geralmente as usinas são construídas por companhias de geração de energia e o que é gerado é injetado no Sistema Elétrico Nacional.
Já as fazendas solares podem receber investimento de pessoas físicas e jurídicas e o principal objetivo, geralmente, é diminuir as próprias contas de energia elétrica.
Conheça nossas soluções
A Liberty Energia, tem como objetivo de transformar o mercado de energia elétrica no Brasil, tornando os consumidores livres para a geração da sua própria energia. Faça uma simulação de projeto de energia solar e entenda as possibilidades de ter eletricidade solar em sua residência ou empresa.