Entenda o payback do investimento em energia solar: novidades com a nova lei
O payback é o tempo de retorno de um investimento. No caso da energia solar, o payback do investimento em energia solar significa o tempo que o valor da aquisição do sistema fotovoltaico vai demorar para voltar para o consumidor.
Com as novidades trazidas pela Lei da Energia Solar, como a chamada “taxação solar” por exemplo, o tempo desse retorno pode aumentar cerca de 3 ou 4 meses para o consumidor residencial.
Já para o uma propriedade comercial cujo consumidor optou por investir em energia solar, o tempo de retorno do investimento pode aumentar cerca de 1 mês.
Como esses impactos são mínimos, fica fácil compreender que a energia solar continua sendo uma excelente alternativa: um investimento que traz retorno garantido e gera economia como poucos!
Então, neste artigo vamos falar mais a respeito, veja só.
Índice
1. Como era antes: um breve histórico
2. Nova lei e a “taxação do sol”
2.1 Energia solar continua sendo a melhor oportunidade para reduzir os gastos com a conta de luz
3. Segurança e economia em energia
Como era antes: um breve histórico
Desde 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a cada kWh excedente gerado era compensado de modo integral ao consumidor na energia solar. Esse tipo de compensação integral das tarifas do sistema e da energia era regulamentada pela Regulação Normativa n.º 482.
No ano de 2015, a instituição permitiu a instalação de sistemas em condomínios, em regime de geração compartilhada de energia, ou seja, a conhecida geração distribuída. Desde 2019, surgiram disposições para possíveis taxações.
Nova lei e a “taxação do sol”
Vimos que até ano passado, a compensação era de 100% do excedente gerado pelos sistemas. No entanto, isso mudou com a nova lei e passou a vigorar que no dia 7 de janeiro de 2023 será realizada uma cobrança para as pessoas que tiverem um sistema fotovoltaico operando de forma on grid.
Nesse sentido, o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída assegura a manutenção das regras até o ano de 2045, em relação à geração compartilhada e demais fatores relacionados à mini e microgeração distribuída. Além de trazer a novidade da taxação.
Energia solar continua sendo a melhor oportunidade para reduzir os gastos com a conta de luz
O sistema fotovoltaico continua sendo a melhor oportunidade para reduzir os gastos com energia elétrica, pois o valor da taxa apenas impacta minimamente o tempo de retorno do investimento em um sistema de energia solar.
Um ponto importante é que, na verdade, a Tarifa de Uso de Sistema de Distribuição (TUSD fio B), varia de acordo com o perfil de consumo de cada propriedade.
Sendo assim, consumidores que usam mais a energia durante o dia (período de maior geração do sistema fotovoltaico), vão pagar um percentual de TUSD menor, enquanto quem usa mais energia durante a noite (da rede de distribuição, nesse caso) terá um cobrança percentual maior.
Segurança e economia em energia
O universo da energia solar é repleto de inúmeras possibilidades. E para quem deseja aproveitar todos os benefícios que ela pode proporcionar, precisar ter atenção à qualidade e procedência dos produtos e serviços.
A Liberty Energia disponibiliza alta tecnologia e é reconhecida por um processo de atendimento ao cliente de primeira qualidade.
Já são mais de 20 mil módulos instalados e uma economia de R$ 15 milhões por ano proporcionada aos clientes.
Agora que você compreendeu melhor os impactos com a nova lei, não perca mais tempo: venha fazer uma simulação do seu projeto conosco!