Entenda a procura por novas fontes de energia
Um dos assuntos mais debatidos em todo o mundo atualmente é a sustentabilidade. Vivemos em uma época em que precisamos pensar mais sobre as questões ambientais, assim como sobre novas fontes de energia antes que seja tarde.
Para isso, a ideia é trabalhar diversas formas de conseguir diminuir o impacto ambiental que estamos causando. Entre elas estão as fontes de energia renováveis, que são várias. Mas uma delas pode ser usada tanto em nossas residências quanto em estabelecimentos comerciais.
Essas fontes de energia limpa e renováveis são utilizadas em todo o mundo, não se limitando ao uso dos combustíveis fósseis. Por isso, são consideradas fontes inesgotáveis de energia, provocando também menos danos ao meio ambiente.
As fontes de energia renovável são consideradas uma alternativa em relação ao modelo energético atual, tendo como principais vantagens menos impactos negativos a natureza e o seu ótimo custo-benefício. Então, vamos compreender melhor a busca por essas alternativas.
Índice
1. Quais as principais fontes alternativas de energia limpa?
2. Quais delas estão mais presentes no Brasil?
3. Por que os brasileiros devem investir em energia solar?
Quais as principais fontes alternativas de energia limpa?
Alguns exemplos de fontes renováveis de energia são:
- Energia solar: ela pode gerar energia de maneira direta e indireta. De forma direta, são usados painéis com células fotovoltaicas que, quando expostas a luz do sol, se convertem em energia elétrica. Indiretamente, essa captação é feita em usinas de energia onde são dispostos vários desses painéis, em uma área de intensa insolação;
- Energia eólica: esse é um método que utiliza o vento como meio de captação de energia. Ela ocorre através de aerogeradores eólicos, que convertem a energia cinética dos ventos em energia elétrica;
- Energia geotérmica: o responsável pelo fornecimento desse tipo de energia é o calor que é produzido direto do centro da Terra. Usinas geotérmicas são instaladas em áreas com intensa atividade vulcânica e usam esse calor para a produção de energia elétrica;
- Energia hidráulica: uma das mais conhecidas, essa é uma forma de gerar energia elétrica através da força da água, em que são usadas turbinas e geradores elétricos;
- Biocombustíveis: a sua produção de energia elétrica ocorre através da queima de matéria orgânica vegetal e animal. Para isso, são realizados os processos de fermentação, gaseificação, combustão direta e outros mais.
Quais delas estão mais presentes no Brasil?
Pelo seu vasto território e diversos tipos de relevo, nosso país pode abrigar vários tipos diferentes de fontes de energia renováveis. Cerca de 40% da energia produzida no Brasil vem de fontes renováveis.
As que costumamos ver mais por aqui são as que derivam de grandes usinas hidrelétricas, mas também de sistemas fotovoltaicos (setor em expansão) e as de biomassa.
De acordo com a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), entre essas, a energia hidrelétrica está em primeiro lugar, sendo responsável por 64% da produção. Logo após vem a energia por meio da biomassa, produzindo 9,1%.
A energia solar também é uma alta aposta por aqui, visto que várias empresas e residências já costumam utilizá-la.
Além dos mais, também já existem usinas para esse tipo de geração de energia elétrica. A alta incidência de raios solares no Brasil de maneira constante é um motivo que torna ela uma alternativa em crescimento.
Aproveite para conferir casos de condomínio solar no Brasil.
Por que os brasileiros devem investir em energia solar?
Primeiro, trata-se de uma alternativa de geração de energia com muitas vantagens, sendo as principais delas alto custo-benefício, sustentabilidade e o tempo de retorno do investimento.
Depois, o país possui um clima completamente favorável para realizar esse tipo de captação, além de territórios propícios para a instalação de painéis solares, podendo ser um dos maiores produtores desse tipo de energia.
Então, agora que você sabe a relevância de buscar novas fontes de energia já pode dar mais um passo para a aquisição do seu sistema de geração de energia limpa. Comece fazendo uma simulação de projeto conosco e entenda melhor cada etapa.