Entenda a diferença entre inversor solar on-grid e off-grid
Quando se decide instalar um sistema fotovoltaico na propriedade é normal surgirem algumas dúvidas, afinal é um investimento e o desejo sempre é optar pela melhor tecnologia. Nesse aspecto, vale a pena conhecer a diferença entre inversor solar on-grid e off-grid.
O ponto de partida é entender quais são as necessidades do ambiente onde o sistema será instalado, se é uma residência ou um estabelecimento comercial, para assim definir o sistema mais adequado às exigência de consumo.
Para que fique mais fácil assimilar, vamos explicar um pouco mais as vantagens e diferenças de inversor solar on-grid e off-grid, veja só.
Índice
1. O que é e como funciona o inversor on-grid?
2. O que é e como funciona o off-grid?
3. Qual sistema devo escolher: on-grid ou off-grid?
O que é e como funciona o inversor on-grid?
O sistema on-grid é utilizado nos sistemas fotovoltaicos que estão ligados diretamente na rede pública de distribuição. Os principais benefícios de utilizar esse modelo é o fato de que há uma maior liberdade e segurança.
Isso porque quando a energia se encontra em baixa, o sistema está pronto para utilizar a rede da distribuidora. E nos momentos que a produção é muito maior, o excedente pode ser repassado para a rede pública e, em seguida, se transformará em créditos.
Saiba por que ter um sistema de energia solar valoriza o imóvel.
Esse sistema funciona da mesma forma que o painel, de modo está constantemente gerando energia e, em seguida, passará pelo inversor e será transformada em corrente alternada.
Em vez de armazenar a energia que excede nas baterias, nesse caso ela será transferida para gerar os créditos, que poderão ser usados em momentos de baixa.
O que é e como funciona o off-grid?
Os sistemas off-grid funciona de uma forma bastante semelhante, mas com alguns detalhes diferentes do on-grid. Nesse caso, ao invés de receber e enviar a energia para a rede de distribuição, serão utilizadas baterias próprias, que também vão armazenar a energia excedente.
Diferente do outro sistema, o off-grid não vai repassar a produção de energia excedente para a rede de distribuição e, sendo assim, não receberá os créditos que poderiam ser usados em outros momentos. Esse sistema é totalmente independente da rede pública.
Outro ponto importante a se destacar é que os sistemas off-grid contam com um custo maior porque é necessário que se instale também as baterias que vão fazer o armazenamento. Entretanto, o seu grau de economia é muito maior.
Leia também: 3 modalidades de geração de energia solar e como funciona cada uma.
Qual sistema devo escolher: on-grid ou off-grid?
A escolha de qual sistema adotar vai de acordo com as necessidades do local onde serão instalados os sistemas. Para tomar essa decisão, em um primeiro momento, é preciso avaliar o que se espera e qual a necessidade que os sistemas terão que atender.
Isso porque para uma pessoa que está em busca de investir menos em um sistema inicialmente, mas também quer garantir a comodidade, o on-grid é a melhor opção, uma vez que o seu custo de instalação é bem menor do que o off-grid.
Mas se o local de instalação do sistema, por exemplo, está em uma área remota e é necessário ter independência total da rede pública pela falta de acesso, o off-grid será a melhor opção para a localidade.
Está pensando em instalar um sistema fotovoltaico e ainda tem dúvidas sobre inversor solar on-grid e off-grid? Converse com nossa equipe de especialistas e faça uma simulação de projeto de energia solar! Esta é, sem dúvida, a melhor forma de dar o primeiro passo para decidir sobre sua geração de energia.