Energia solar para shoppings centers: por que é um investimento inteligente?
Não é segredo que o setor de energia solar vem crescendo a tal ponto no Brasil que chama a atenção e existem diversos fatores por trás dessa trajetória.
Neste artigo, iremos listar as razões pelas quais investir em energia solar é uma alternativa inteligente para shoppings centers.
Índice
1. O contexto de consumo de energia no Brasil induz a busca por alternativas
2. Shoppings sempre procuram formas de economizar com energia elétrica
3. Benefícios de investir em energia solar já são conhecidos
4. Compensação financeira por créditos de energia solar
4.1 Como funciona a compensação por crédito solar?
4.2 Qual a validade do crédito solar?
O contexto de consumo de energia no Brasil induz a busca por alternativas
Além de shopping centers, outras áreas também têm investido em fotovoltaica, como hospitais e até o próprio Exército Brasileiro.
Isso porque as empresas privadas e demais instituições também possuem altas demanda de consumo de energia elétrica, portanto são igualmente afetadas pela crise hídrica que ocasiona aumento severo nas tarifas.
Desse modo, o próprio contexto do país impulsiona para que novas alternativa de geração de energia sejam estudadas e recebam investimento.
Leia também: O que significa eficiência energética e como pode ajudar uma empresa?
Nesse ponto, a energia solar ganha destaque por ter se tornado cada vez mais acessível e ser uma fonte de energia limpa, isto é, de mínimo impacto ambiental.
Aliás, dados da Associação Brasileira de Energia (ABSOLAR) sinalizam que o setor receberá mais de 20 bilhões em investimentos nos próximos anos, o que deixa claro a franca expansão desse segmento de mercado.
A energia solar, também chamada fotovoltaica, é toda aquela produzida através do calor e da luz solar. Ela é captada através de placas solares. Assim, quanto maior o campo coberto por esses instrumentos, maior também será a capacidade de captação desta energia alternativa, amplamente renovável, limpa e sustentável.
Shoppings sempre procuram formas de economizar com energia elétrica
Os percalços da geração de energia elétrica no Brasil não são de hoje. Por isso, alguns projetos de shopping centers, no país e pelo resto do mundo, já são desenvolvidos com o foco na redução do consumo de energia.
É o que ocorreu em um famoso shopping na cidade de Lisboa, em Portugal, cujo teto favorece imensamente a entrada de luz solar ao longo do dia, o que reduz muito a necessidade de iluminação artificial por energia elétrica.
Aliás, economizar utilizando energia solar nas indústrias é uma preocupação recorrente, que tem crescido de forma ainda mais perceptível no Brasil.
Benefícios de investir em energia solar já são conhecidos
Isso porque são muitos. Principalmente no Brasil, onde o clima favorece a captação de raios solares na maior parte do ano e faz o contexto desse tipo de geração de energia ainda mais favorável.
A energia solar trata-se de uma fonte de energia limpa e sustentável, por isso alguns shoppings centers já funcionam utilizando 100% de energia fotovoltaica. Assim, eliminam despesas consideráveis e ainda reduzem a emissão de CO2 na atmosfera, deixando o ar mais limpo.
A iniciativa de optar por fontes de energia limpa como a eólica e a solar pode ser vista como “marketing verde”. A verdade é que o nome dado pouco importa diante dos números que esse tipo de investimento pode trazer para qualquer empresa.
A Liberty Energia já tem mais de oito mil módulos fotovoltaicos, quatro mil projetos aprovados e centenas de clientes atendidos. Sabemos o quanto faz diferença em qualquer negócio.
Fica evidente que esse tipo de investimento da empresa é algo que atrai a atenção dos consumidores, que passam a enxergá-la como moderna e ambientalmente mais responsável.
Compensação financeira por créditos de energia solar
Como sabemos, por meio dos créditos é possível ganhar com a geração de energia solar, pois o excedente gerado pelo sistema fotovoltaico é injetado na rede elétrica convencional e depois convertido em créditos que podem ser abatidos na conta de luz.
Isso significa que a elevada geração de energia elétrica faz com que os shoppings possam fornecer eletricidade de origem limpa e sustentável.
Com isso, recebem uma compensação financeira decorrente dos créditos de energia solar, o que é apenas mais uma dentre tantas vantagens decorrentes de investir em energia solar.
Como funciona a compensação por crédito solar?
Para ter direito aos créditos é necessário que se faça um cadastro no sistema da ANEEL, além da entrega de um projeto. Após essas etapas, a concessionária de energia tem o prazo de um mês para dar um parecer técnico e apontar possíveis falhas no projeto.
Qual a validade do crédito solar?
Têm validade de até 60 meses para serem gastos, o que é interessante, pois em determinadas épocas do ano há um consumo maior de energia.
Agora você já dispõe das informações levar a sua empresa a um novo nível de economia, entre em contato com nossa equipe para esclarecer qualquer ponto necessário. Lembre-se que pode acessar o nosso site e fazer uma simulação de projeto de energia solar.