Energia Solar e ESG: as atividades das empresas em evidência
O papel das empresas na sociedade tem ganhado mais destaque, pois as ações de uma organização dizem muito sobre as pessoas que atuam nela. Principalmente se ela adota de forma consciente práticas favoráveis ao meio ambiente. E é nesse sentido que se pode relacionar energia solar e ESG.
A prática de métodos sustentáveis adotados por uma empresa significa redução de impacto social ou ambiental.
Isso melhora a projeção da organização para a sociedade em relação à sustentabilidade e acaba impactando os resultados financeiros do negócio.
Índice
1. ESG: significado e principais características
2. Como o ESG pode impactar o mundo
4. Produtos de qualidade para a instalação
ESG: significado e principais características
E é justamente aqui que ganha importância o conceito de conceito ESG (Environmental, Social and Governance), que funciona como um tipo de medidor e indicador das práticas sustentáveis da empresa.
Trata-se de uma sigla carregada de importantes significados, que juntos contribuem para um mundo melhor.
A letra “E” (Environmental, ou Ambiental), se refere às questões ambientais e qualquer tipo de ação em prol da proteção da natureza e preservação do meio ambiente.
Já a letra “S” (Social), diz respeito às práticas que envolvem fatores humanos, atuando ativamente no âmbito social, seja com seus funcionários, colaboradores e também com a sociedade.
Depois, a letra “G” (Governance, ou Governança) trata dos fatores que se associam ao processo e sistemas de governança e administração da empresa.
Aproveite para compreender a importância da energia solar para ESG.
Como o ESG pode impactar o mundo
Diante do mundo atual em que vivemos, com mudanças climáticas cada vez mais intensas e uma atenção voltada à sustentabilidade, a questão se alastra e interfere na tomada de decisões de investidores e do público consumidor, diante das ações socioambientais e capacidades administrativas que a empresa adota.
Para além das questões financeiras, com a grande quantidade de empresas pelo mundo, torna-se essencial a conservação dos recursos naturais e a redução dos gases do efeito estufa.
Entenda melhor como a energia solar pode ajuda reduzir a pegada de carbono.
No quesito global, há muitas ações que visam a adoção de ações sustentáveis em diversas organizações de diferentes países.
É o caso, por exemplo, da Conferência das Partes (COP). O último evento, COP27, ocorreu em 2022, entre 6 e 18 de novembro, contando com a participação de representantes de 198 países.
Energia solar e o ESG
No contexto de desenvolvimento sustentável, a energia solar não pode ficar de fora.
Isso porque ela aparece como uma opção com um ótimo custo-benefício, considerando o baixo custo de investimento e a manutenção.
Além disso, tem o fato de não causar danos ao meio ambiente e de ser ainda mais vantajosa em países de clima tropical como o Brasil.
Outro ponto é que a energia solar também se destaca devido à facilidade de locais de instalação e da possibilidade de geração de empregos.
Produtos de qualidade para a instalação
Quando se trata da energia solar e de todo o processo necessário para a instalação e utilização, é preciso que os produtos sejam de boa procedência, bem como uma mão de obra especializada.
Se é isso que você procura, não pode deixar de conhecer a Liberty Energia .
Temos investimentos em plataformas digitais com projetos fotovoltaicos e homologação nas distribuidoras de energia.
Está em busca de um melhor custo-benefício para aproveitar ao máximo tudo o que o sistema fotovoltaico pode oferecer? Então, comece fazendo uma simulação de projeto de energia solar.