Conheça dois tipos de energia limpa e renovável
Saber os principais tipos de energia limpa e renovável, bem como as suas vantagens e desvantagens, são informações importantes para qualquer pessoa que planeja recorrer a essas alternativas.
A utilização de energia limpa e renovável é uma tendência que, não por acaso, tem ganhado cada vez mais adeptos.
Isso porque as pessoas buscam por qualidade e economia a longo prazo, ao mesmo tempo em que desejam um tipo de energia que colabore para um mundo melhor e mais sustentável, com mais equilíbrio para o ecossistema.
Mas vale lembrar que nem toda fonte de energia renovável é limpa.
Por isso, é sempre importante verificar se além das fontes de produção dessa energia serem renováveis, os meios pelos quais ela é produzida também cumprem com os requisitos da energia limpa. Entenda a seguir.
Índice
1. Afinal, o que é energia limpa?
2. Veja três tipos de energia limpa e renovável com suas vantagens e desvantagens
2.1 Energia solar
2.2 Energia eólica
2.3 Energia hidráulica
Afinal, o que é energia limpa?
Para que uma energia seja considerada “limpa”, não basta ela ter sido produzida por uma fonte renovável, como é o caso de energias desenvolvidas através da luz do sol, da água e do ar, por exemplo.
Além disso, ela precisa ser produzida sem impactar o meio ambiente, ou com impacto mínimo. Ou seja, sem emissão de poluentes ou sem gerar danos para o ecossistema.
Somente a combinação desses fatores — fonte de geração de energia e equipamentos de produção —, impactando minimamente o meio ambiente, é que pode-se considerar a energia como limpa.
Tipos de energia limpa e renovável com suas vantagens e desvantagens
Energia solar
Um dos principais tipos de energia limpa presentes na atualidade é a energia solar. Sua adesão vem crescendo a cada dia e ampliando consideravelmente o seu número de adeptos.
Aproveite também para entender a procura por novas fontes de energia.
Por meio de sistemas de produção fotovoltaica se produz esse tipo de energia limpa tendo como fonte a luz do sol, tratando-se de uma tecnologia bastante promissora e indicada nos mais diversos setores.
Vantagem: além de ser renovável e não poluir, ela ainda é silenciosa e tem pouquíssima necessidade de manutenção.
Desvantagem: a aquisição inicial implica fazer um investimento inicial de uma valor significativo, que pode ser por meio de financiamento.
Energia eólica
A energia eólica é outra modalidade de energia limpa que também está em ascensão no mercado brasileiro atual.
Esse tipo de eletricidade se produz por meio da transformação de energia cinética em energia elétrica limpa, por meio da potência do vento.
Vantagem: não emite gases que colaboram com o efeito estufa e o recurso para a sua produção não tem fim.
Desvantagem: os equipamentos são mais caros e a produção dessa energia pode ser instável.
Energia limpa é o futuro!
Tudo indica que a utilização de energia limpa tende a crescer nos próximos anos. Muitos estudos, como é o caso da britânica Wood Mackenzie, por exemplo, indicam estatísticas radicais na mudança para o aumento da produção de eletricidade limpa através de fontes renováveis.
A utilização desses tipos de energia limpa costuma ser um investimento promissor, que compensa a longo prazo pelo baixo custo de seus recursos e colaboração com o meio ambiente.
Então, se você também já se convenceu dos benefícios da energia solar, faça já uma simulação gratuita de projeto para sua propriedade e entenda melhor como funciona.