Condomínio Solar: uma alternativa para quem não pode financiar um projeto
Nem sempre é possível fazer o financiamento de energia solar para o padrão de consumo de uma propriedade. Nesses casos, uma alternativa é optar pelo condomínio solar. Essa solução garante acesso a uma energia renovável, mesmo que os usuários não tenham condições físicas e financeiras de montar sua própria usina de energia solar.
O condomínio solar é uma alternativa viável para quem não pode arcar com um sistema próprio ou não tem o espaço necessário para a instalação dos equipamentos.
Primeiro, o que é um condomínio solar?
O condomínio solar é um dos exemplos de produção de energia solar em larga escala. Ele é construído em terrenos apropriados, nos quais são instaladas diversas placas fotovoltaicas.
A energia gerada pelas placas fotovoltaicas será transformada em créditos de energia. Eles serão repassados para os clientes do condomínio de acordo com a quantidade de cotas adquiridas por cada um.
Dessa forma, o condomínio não distribui a energia solar propriamente dita, mas sim os créditos de energia gerados.
As vantagens de um condomínio solar
As vantagens imediatas mais óbvias são para o meio ambiente, pois a luz solar é abundante e renovável. Além disso, as usinas de geração de energia tem baixo impacto ambiental, principalmente se comparado ao impacto das hidrelétricas.
Já para os consumidores, as vantagens vão além da redução no valor da conta de luz, veja algumas abaixo.
Sem necessidade de investimento inicial
Nos casos dos consumidores que optam por alugar um lote em um condomínio solar, não precisam fazer um investimento inicial como no sistema individual. Nessa situação, os gastos são ligados apenas ao aluguel e manutenção dos lotes.
Não precisa de espaço adequado
Com um condomínio solar, o consumidor não precisa se preocupar com uma área para a instalação das placas fotovoltaicas. Como o sistema é remoto, não é necessário um telhado ou terreno adequado para a instalação das placas, tampouco é preciso se preocupar com a manutenção do equipamento.
Confira também: 3 benefícios da tecnologia de geração de energia solar.
Como funciona um condomínio solar?
O responsável pelo condomínio divide uma propriedade em lotes e instala um sistema de energia solar em cada lote. A ideia é formar pequenas usinas de energia solar e garantir que atuem com autonomia.
Com cada lote gerando energia solar de forma independente, é possível identificar a quantidade de energia produzida por cada lote.
Assim, quando a produção é despejada na rede de energia da distribuidora, os créditos são gerados e vão ser distribuídos para os clientes dos lotes do condomínio, de acordo com a cota de cada um.
O aluguel de um lote no condomínio provavelmente vai custar mais barato do que o valor da conta de luz atual, principalmente agora frente a um cenário histórico de aumentos das tarifas de energia elétrica convencional.
Leia também: Como o retorno da energia solar protege você da inflação?
Por isso, mesmo pagando aluguel, o cliente vai conseguir economizar dinheiro e ainda vai poder propagar que usa fonte de energia limpa e renovável.
Gostou de conhecer melhor a alternativa do condomínio solar? Será que esta não é a sua oportunidade de conseguir os benefícios da energia limpa gerada com a luz do sol? Entre em contato conosco e descubra agora mesmo!