Como saber quanta energia gera um painel solar?
Afinal, quanta energia gera um painel solar? Em um mundo atual, onde muito se fala em preservação ambiental, um dos assuntos que entram nessa pauta é a produção de energia elétrica.
Em vista das muitas possibilidades de produção de energia, principalmente aqui no Brasil, a energia solar vem ganhando cada vez mais espaço.
Essa alternativa de produção de energia elétrica tem muitos benefícios, tanto para o meio ambiente, quanto para as pessoas. Pois não é apenas fonte de energia limpa e renovável, mas favorece o equilíbrio ambiental e traz economia.
Muito utilizada em residências, empresas e também indústrias, assim como no agronegócio em zonas rurais, essa opção de captação de energia possui vários benefícios que fazem valer a pena esse investimento.
Índice
1. Como funciona a energia solar?
2. Quanta energia é gerada por um painel solar?
3. Quais fatores podem prejudicar na captação de energia?
Como funciona a energia solar?
Na energia solar são utilizados painéis ou placas que captam a luz do sol e utilizam a luz dos raios solares para poder gerar eletricidade, como nos sistemas de energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.
Os painéis ficam ligados a um inversor solar. Quando eles fazem essa captação da luz do sol, o inversor converte essa energia solar de corrente contínua para corrente alternada.
Dessa forma, ele pode produzir energia que vai ser distribuída pelo local onde os painéis foram instalados e poder ser utilizada em qualquer equipamento elétrico.
Uma grande vantagem de usar energia solar é que aquela energia gerada em excesso quando a produção acaba sendo maior que o consumo, é injetada na rede distribuidora e se transforma créditos de energia.
Esses créditos são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo sistema solar fotovoltaico, é recebido 1 crédito de kWh para ser consumido em até 60 meses.
Esses dados serão demonstrados na conta de luz, e caso a pessoa tenha injetado mais energia da rede do que consumido, ela vai ganhando mais créditos de energia gerando mais economia na conta.
Quanta energia é gerada por um painel solar?
Quando um painel solar está situado em territórios com alto índice de irradiação solar e recebe uma grande quantidade de luz, existe uma eficiência de absorção de pelo menos 20% de toda a luminosidade recebida.
É bom deixar claro que a quantidade de energia convertida pelo painel solar depende do período diário de pico do sol. Em dias nublados ou com chuva, por exemplo, a eficiência de capitação de energia será menor.
Mas baseado na quantidade de absorção de energia, podemos dizer que um painel solar de 200 Wp, por exemplo, pode produzir entre 24 e 40 kWh por mês, baseado em um consumo de 8h diárias.
Mas é importante deixar claro que alguns fatores como localização, inclinação dos painéis e potência interferem diretamente na produção de energia.
Quais fatores podem prejudicar na captação de energia?
Instalar painéis solares requer alguma atenção. Algumas situações podem atrapalhar na captação de luz pelos painéis e comprometer a produção de energia. Alguns desses fatores são:
- os materiais diferentes dos painéis fazem diferença na hora de captar a luz. Painéis monocristalinos possuem uma eficiência maior, porém são mais caros. Além dele existe o painel policristalino, cujo preço é mais em conta, porém sua eficiência é um pouco menor;
- o sombreamento também atrapalha na captação de energia. Portanto, recomenda-se colocar os painéis distantes de locais onde tenham árvores, prédios e demais objetos que possam fazer sombra sobre eles;
- temperaturas mais altas não geram mais energia, o que importa é a exposição à luz. Portanto, quanto mais incidência solar sobre os painéis, maior a captação de energia;
- o posicionamento do painel também é fundamental. Como no Brasil estamos no hemisfério sul, é recomendado posicioná-lo para o hemisfério norte;
- a inclinação dos painéis também deve estar correta. Para que haja um maior aproveitamento das placas solares, eles devem ter inclinação adequada;
- deve haver também uma distância entre os painéis, para que não façam sombra sobre outros atrapalhando na captação da luz solar.
Se você já entendeu quanto gera um painel solar, só pode ter interesse em investir nesse tipo de produção de energia! Então, faça uma simulação de projeto de energia solar. Você também pode ler outras publicações em nosso blog e assinar nossa newsletter.