Como funciona para gerar energia solar em uma propriedade e usar em outra?
Segundo as normas da ANEEL, você pode gerar energia solar em uma propriedade e usar em outra. Isso é possível quando a propriedade em que você instalou um sistema fotovoltaico gera mais energia solar do que o imóvel consome.
O que fazer com todo esse excesso de eletricidade? Veja a seguir.
Índice
1. Créditos de energia solar: como funciona para gerar energia solar em uma propriedade e usar em outra?
1.1 Mas o que acontece quando a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos é maior do que a consumida pelo imóvel?
2. Outras formas de usar a energia solar em mais de um imóvel
Créditos de energia solar: como funciona para gerar energia solar em uma propriedade e usar em outra?
Quando um sistema de geração de energia solar on-grid é instalado em uma propriedade, o consumo de energia elétrica da rede de distribuição passa a funcionar em um esquema de compensação de energia, também conhecido como créditos de energia solar.
Naturalmente, a produção de eletricidade por meio de um sistema fotovoltaico tem altos e baixos. No caso do on-grid, não há bateria para armazenar o excesso de energia solar gerado na propriedade.
Por isso, a eletricidade que não é usada, é injetada na rede de distribuição.
Isso só é possível porque esse tipo de sistema possui um relógio bidirecional, que registra o quanto de energia você consumiu da rede de distribuição e o quanto de energia o seu sistema produziu em excesso e injetou na rede. No fim do mês, a conta de luz é o resultado da diferença de produção e gasto energético.
Mas o que acontece quando a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos é maior do que a consumida pelo imóvel?
Segundo a ANEEL, em sua Resolução Normativa 482/12, se uma propriedade produzir mais energia elétrica do que consome, ela possui créditos de energia solar.
Esses créditos podem ser usados por até 5 anos (60 meses) para abater o valor da conta de luz.
Caso o proprietário, seja pessoa física ou jurídica, possua mais de uma propriedade na mesma área atendida pela rede de distribuição da propriedade geradora de energia solar, os créditos também podem ser usados para diminuir os custos da conta de luz desses imóveis.
Gerar energia solar em uma propriedade e usar em outra da mesma titularidade é chamado de autoconsumo remoto.
Essa modalidade pode ser usada desde que os imóveis que vão receber os créditos estejam no mesmo nome do dono da propriedade geradora de energia e seja atendido pela mesma distribuidora de energia.
Entretanto, essa não é a única forma de usar a energia solar em mais de um imóvel.
Outras formas de usar a energia solar em mais de um imóvel
Além do autoconsumo remoto, a ANEEL também regulamenta que a energia solar produzida pode ser usada de forma compartilhada e em condomínios.
Entenda cada uma dessas modalidades:
- Geração compartilhada: pessoas físicas ou jurídicas que possuem propriedades na mesma área de atendimento da distribuidora de energia podem criar um consórcio ou cooperativa para instalação de uma micro usina solar. Então, os créditos gerados são direcionados às propriedade dos investidores.
- Geração em condomínios: em condomínios onde as casas ou apartamentos possuem contas de luz separadas, é possível instalar um sistema fotovoltaico on-grid e dividir a eletricidade gerada em partes iguais entre as unidades consumidoras, semelhante a geração compartilhada.
Aliás, conheça 5 formas de aproveitar a energia solar e veja como essa é uma matriz energética versátil.
De fato, investir em energia solar é muito mais fácil do que você imagina. Como vimos, você não precisa ter sistemas fotovoltaicos em todas as suas propriedades.
Por meio da compensação energética, é possível diminuir o volume de energia que você usa da rede de distribuição, diminuindo também o que você paga na conta de luz.
Então, pare de perder tempo e dinheiro e gere sua própria energia a partir da luz do sol, Comece fazendo uma simulação gratuita de projeto para sua propriedade e entenda melhor como funciona.