Como funciona a geração de energia solar em dias de chuva?
A instalação de sistemas fotovoltaicos tem crescido bastante nos últimos anos, pois as pessoas têm buscado nessa ferramenta uma forma sustentável de obter energia elétrica e também para driblar as altas tarifas de energia elétrica tradicional. Mas sempre fica a dúvida se é possível gerar energia solar em dias de chuva.
É verdade que, mesmo no Brasil, enfrentamos dias nublados e chuvosos. Mas isso não impacta significativamente o total de geração de energia a partir da luz solar. Vamos explicar em detalhes.
Índice
1. Como funciona a energia solar em dias chuvosos e nublados?
2. A eficiência é prejudicada em dias chuvosos e nublados?
2.1 Armazenamento de energia
3. O que fazer quando a energia solar não está sendo gerada?
Como funciona a energia solar em dias chuvosos e nublados?
A geração de energia em dias de chuva não é interrompida porque a tecnologia tem uma ligação muito maior com os raios solares do que o calor proporcionado pelo sol e é isso o que pode gerar confusão para algumas pessoas.
O processo de geração de energia não é interrompido porque mesmo em períodos nublados e chuvosos ainda se tem a incidência de raios solares, que fornecem energia para as placas. Entretanto, ocorre uma diminuição nessas situações.
Leia também: Como escolher energia solar deixa o ar mais limpo.
Sendo assim, os painéis permanecerão captando a incidência dos raios solares e funcionando mesmo que isso seja de uma forma reduzida, comparado aos dias ensolarados em que a luminosidade é maior, por isso o volume de energia gerada é maior.
Para evitar maiores problemas, é preciso que sejam escolhidos equipamentos de alta qualidade, visto que nesses dias eles terão um desempenho muito melhor, evitando assim maiores problemas.
A eficiência é prejudicada em dias chuvosos e nublados?
Não. Na verdade, o processo de geração de energia continua acontecendo mesmo em dias nublados e chuvosos.
De fato, o fornecimento de energia passa a ser ligeiramente menor, visto que as nuvens impedem a passagem dos raios solares, o que prejudica que eles cheguem até as placas, que os transformarão em energia.
Por outro lado, em dias que a geração de energia ocorre com potência total, pode ser gerado um excedente que, depois de injetado na rede convencional, vai ser convertidos em créditos de energia para o proprietário do sistema. Outra hipótese é o excedente ser armazenado em baterias, que falaremos mais adiante.
Para entender mais, leia também: 3 benefícios da tecnologia de geração de energia solar.
Em dias nublados ou com chuva, a depender da quantidade de nuvens e de outros aspectos que podem impedir a passagem dos raios, mesmo que a eficiência não seja total é possível conseguir ao menos 30%.
Tendo em vista que dias assim não costumam se estender sem interrupções, logo a produção volta ao padrão.
Armazenamento de energia
Ainda existe a possibilidade de suprir esses problemas e reverter a situação utilizando algumas estratégias, como o armazenamento de energia.
Em dias de muito sol, quando há a geração de mais energia do que o necessário, é possível realizar o armazenamento da energia excedente.
Isso é possível devido a um sistema desenvolvido pela ANNEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que garante que a energia excedente seja cedida e injetada na rede de distribuição da região e se transforme em créditos, que poderão ser usados mais tarde.
O que fazer quando a energia solar não está sendo gerada?
Para os momentos nos quais não há uma energia solar sendo gerada de forma adequada e suprindo as necessidades do local, existem algumas soluções que podem ser adotadas.
Uma estratégia é utilizar as baterias solares. Elas podem ser encontradas de três formas distintas: chumbo-ácido, níquel-cádmio e íons de lítio. Essas baterias podem valorizar ainda mais o funcionamento do sistema de energia solar.
Sendo assim, uma opção de aproveitamento é inserir as baterias conectando-as a rede para garantir que haja o armazenamento de energia quando os dias chuvosos afetarem a produção.
Conseguiu entender melhor e eliminar de vez essa dúvida? Então, agora só falta simular o seu projeto de energia solar.
Ou entre em contato com a nossa equipe para perguntar qualquer curiosidade. Seja livre e gere sua própria energia o quanto antes, este é o caminho!