Como escolher o DPS ideal para proteção contra surtos elétricos?
Boa parte dos utensílios e equipamentos domésticos funcionam a base de energia elétrica. Portanto, podem sofrer algum tipo de surto elétrico, seja por motivos internos ou externos.
Aliás, vale dizer que o Brasil é um país onde chuvas com raios (descargar elétricas naturais) são muito frequentes. Ou seja, é preciso ter uma estrutura eficaz para evitar danos ao sistema da sua residência ou empresa.
E a melhor maneira de proteger é através do DPS – Dispositivo de Proteção Contra Surtos. Que tal saber mais a respeito? Veja a seguir.
Índice
1. O que é DPS?
2. Entenda a sua importância nos sistemas de geração de energia solar
O que é DPS?
DPS é uma sigla que, como dito antes, significa Dispositivo de Proteção Contra Surtos. Esses surtos nada mais são do que variações que ocorrem na tensão elétrica de um lugar.
Dependendo do tipo de alteração, pode causar danos ao funcionamento adequado do sistema elétrico, como, por exemplo, ocasionar um curto-circuito.
Esses surtos são causados tanto de forma natural, isto é, durante o uso do sistema elétrico, como também por meio de ações externas como em uma chuva de raios por exemplo.
Aproveite para saber mais sobre sistema de proteção para instalação fotovoltaica.
Nos lugares onde há um DPS, esse dispositivo irá desviar esse surto elétrico, dessa forma não haverá danos ao sistema, pois essa tensão terá sido direcionada ao aterramento do local. É uma ótima opção para edifícios comerciais, residências, luminárias urbanas e outros espaços.
Entenda a sua importância nos sistemas de geração de energia solar
O DPS é muito importante para proteção de um sistema fotovoltaico. Isso porque, assim como no sistema elétrico, a estrutura pode passar por surtos que danificam toda a rede, impedindo o bom funcionamento dos equipamentos do local.
Então, para evitar futuras dores de cabeça devido a um mau funcionamento da rede gerado pelos surtos elétricos, o ideal é ter um DPS adequadamente instalado e proteger o gerador, mesmo que ele não esteja ligado diretamente à rede elétrica da sua casa.
Descubra como ele funciona
Antes de entender como funciona é interessante saber que o DPS é dividido em classes.
Os dispositivos de classe I são utilizados em casos diretos, como uma espécie de para-raios.
Os modelos de classe II são usados em forma indireta, normalmente em zonas urbanas. A última é a classe III, que é uma proteção somente para o equipamento e não para rede.
Outra característica importante para entender melhor o funcionamento do DPS é com relação a tensão: existem duas possibilidades mais comuns que são o de 175 Volts e o 275 Volts.
Locais onde a tensão elétrica é de 127V pode se utilizar tanto 175V como 275V; nos lugares onde a tensão é de 220V pode ser usado apenas o DPS de 275V.
Além disso, é preciso se atentar aos valores de corrente elétrica. Quanto maior a capacidade de descarga, melhor é o dispositivo.
Caso tenha mais dúvidas sobre DPS ou queira ter outras informações sobre o sistema solar, acesse o nosso blog ou assine nossa newsletter. E por que não já fazer uma simulação de projeto de energia solar para sua propriedade?