Como a energia solar ajuda a diminuir custos com gás de cozinha?
A energia solar vem sendo uma alternativa cada vez mais sustentável em relação a energia elétrica. Ela vem apresentando cada vez mais benefícios para quem procura reduzir custos com fornecimento de energia elétrica convencional. Uma das grandes vantagens que podemos explorar é a redução do uso do gás de cozinha.
Custando hoje em torno de R$ 105,00, o gás de cozinha vem sofrendo alterações em seus preços desde 2019, pela Petrobrás. Isso acontece em razão da grande oscilação nos preços do petróleo e do dólar.
O gás de cozinha é produzido a partir do petróleo e seu preço é formado a partir da demanda mundial do mercado de gás.
Índice
1. Primeiro, entenda a oscilação nos preços
2. Como a energia solar ajuda na redução dos custos na cozinha?
3. Principais vantagens de um fogão movido a energia solar
Primeiro, entenda a oscilação nos preços
No início da pandemia, por causa das medidas geradas para combater a epidemia do novo Coronavírus, houve uma redução nos preços pois houve redução no uso de automóveis uma vez que as pessoas não saiam de casa.
Com a reabertura dos negócios, os preços voltaram a subir ainda no fim de 2020 e por causa do consumo, hoje os preços se encontram mais altos do que em toda história.
A valorização do dólar também teve grande relação no aumento do gás, que vem crescendo em um ritmo bastante acelerado.
Aproveite para saber também como a Energia Solar auxilia o Saneamento Básico.
Como a energia solar ajuda na redução dos custos na cozinha?
Além da economia diretamente relacionada à conta de energia elétrica, outros benefícios também compõem o kit da energia solar. A redução do uso de gás de cozinha se dá através do uso de fogões elétricos movidos a energia solar.
Sendo a próxima tendência para fontes de energia renováveis, a solar proporciona um leque de oportunidades, principalmente na cozinha, se tratando de aparelhos elétricos que estão sendo cada vez mais adaptados para receber a energia solar.
Leia também: 3 modalidades de geração de energia solar e como funciona cada uma.
Principais vantagens de um fogão movido a energia solar
De modo geral, são duas as principais vantagens em se adotar os fogões movidos a energia solar. São elas, segurança e economia.
A energia solar é um tipo de energia gerada de forma local, ou seja, não depende de uma “central” que emita a energia. Isso faz com que quem a possua não precise pagar altas taxas nem valores referentes a geração de energia.
É mais segura, pois não depende de energia elétrica para funcionar, não precisa eletricidade o que torna seus eletrodomésticos mais seguros em casa.
O fogão movido a energia solar funciona através da indução, moléculas que se movem em alta velocidade e isso esquenta a panela, o que torna dispensável o uso de gás para sua cozinha. Isso gera economia não somente na energia, mas também na compra do botijão.
Uma outra vantagem que podemos citar é que ele é autossustentável. O uso do gás acaba prejudicando bastante o meio ambiente, gerando impactos ambientais quando usados em larga escala assim como todos os combustíveis fosseis não renováveis.
Deu para perceber o tamanho da diferença entre o forno elétrico e o forno movido a energia solar? São enormes os benefícios gerados pela mudança, convido você a realizar uma simulação de projeto de energia solar e ser livre para gerar sua própria energia.