Cleantechs: o que são e qual a sua importância?
A implementação de energias renováveis limpas e a formação de um mercado de carbono estão em pauta nos diálogos mundiais há bastante tempo, ganhando ainda mais espaço hoje em dia.
As empresas possuem até mesmo um papel social em uma economia de constante evolução, precisando desenvolver métodos sustentáveis de produção.
Nesse cenário, surgem as startups chamadas de cleantechs, atuando em áreas relacionadas ao desenvolvimento social, com foco na responsabilidade ambiental.
Pensando nisso, criamos um conteúdo para explicar o que são e qual a sua importância. Confira!
Índice
2. Qual a importância da energia solar para Cleantechs?
3. Quais as vantagens de ser uma cleantech?
O que são cleantechs?
As startups são empresas em estágios muito iniciais, focadas em utilizar a tecnologia para alavancar os seus negócios. Já as cleantechs são chamadas de startups verdes, ou empresas que usam uma tecnologia sustentável para otimizar os seus resultados.
Essa tecnologia está relacionada à geração de energia limpa, otimização de equipamentos para uma maior eficiência, gestão de resíduos criteriosa e uma série de outras medidas que reduzem o impacto ambiental das atividades.
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No Brasil há cerca de 136 startups que se encaixam nesses critérios. O perfil traçado pelo Mapeamento do Ecossistema de Startups de Cleantechs no Brasil (2019), indica que 65% delas apresentam um faturamento de até R$ 500 mil, e 2%, acima de R$ 5 milhões.
Ainda, 70% delas são focadas em oferecer serviços a outras empresas, a modalidade B2B.
Qual a importância da energia solar para Cleantechs?
Uma empresa que pretende se inserir nesse setor precisa ter um alto comprometimento com a sustentabilidade, não apenas de modo superficial, mas no nível de propósito.
É fundamental compreender o quão essencial é implementar fontes renováveis de energia, reduzindo o seu impacto ambiental. No Brasil, sendo um país tropical, a energia solar apresenta um grande potencial para esses negócios.
Trata-se de uma energia limpa, que além de transmitir consistência no seu discurso ambiental, reduz custos, visto que uma crise energética se desenha para um futuro não mais tão distante.
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Quais as vantagens de ser uma cleantech?
Como dissemos na introdução, está sendo criado até mesmo um mercado de carbono, de modo que as emissões das empresas logo serão quantificadas em valores monetários.
A primeira vantagem óbvia de ser uma cleantech, é já nascer com a mentalidade de neutralidade nas emissões, sendo extremamente benéfico como um ponto de competitividade.
Ainda, pelo fato de ser uma startup, já conta com o auxílio da tecnologia para desenhar processos cada vez mais eficientes. É, de fato, um ganho duplo.
No Brasil, das 136 cleantechs, 36% já viabilizaram o seu MVP, e 13% estão em fase de escala. Portanto, restam apenas 32% que ainda são muito incipientes para atuarem ativamente no mercado.
Desse grupo analisado, 49% atuam na produção propriamente dita, e 56% focadas no cliente final. 41% trabalham ativamente para o desenvolvimento de energia limpa, e 33% com foco na qualidade do Ar e Meio Ambiente.
Apesar de o tema estar em alta, as empresas enfrentam dificuldades em se adequar às pautas sustentáveis. As cleantechs já saem na frente por nascerem com essa mentalidade.
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