Arquitetura solar: o que é e como funciona?
É fato que a energia solar passou a ser uma das melhores alternativas para os próximos anos. Em um país tão beneficiado com o sol, aqui existe diversas possibilidade quando o assunto é a energia solar, levando em consideração o consumo das famílias e até mesmo aquilo que é usado pelas empresas.
Sendo assim, diante de inúmeros benefícios que podem ser usufruídos com o mecanismo, não faltam motivos para investir naquilo que será, cada vez mais, uma saída para o consumo de energia.
Ainda não sabe muito sobre o assunto e quer saber mais sobre a arquitetura solar? Veja as informações que separamos abaixo.
Índice
1. O que é a arquitetura solar?
O que é a arquitetura solar?
Vamos pensar que toda a energia é produzida por meio dos raios de sol. São eles que ficam responsáveis por gerar a eletricidade, facilitando o dia a dia daqueles que optam por esse modelo.
Sendo assim, o diferencial é conseguir integrar o projeto de sistema fotovoltaico à construção civil e, com isso, conseguir que a estrutura funcione da melhor forma: produzindo energia elétrica.
Quando as soluções para captação de luz solar e geração fotovoltaica não funcionam bem junto à estrutura da construção, o resultado é pouca eficiência na geração de energia, em contraste com alto custo de execução do projeto.
Por isso, definir os melhores espaços para colocar as placas solares é fundamental, além de outros critérios. Os fatores envolvem até mesmo a direção onde em que nasce o sol. É preciso conhecimento especializado para pensar em cada detalhes importante para obter uma produção vantajosa.
Como funciona?
Um dos primeiros passos é projetar um sistema fotovoltaico com potencial de geração de energia alinhado à ideia de consumo de energia solar que se espera para o edifício.
Porém, cada detalhe deve ser pensado de forma a integrar o projeto fotovoltaico à estrutura arquitetônica, de modo a conseguir harmonia na arquitetura e eficiência na produção energética.
É por isso que se vê com tanta frequência a instalação de painéis solares em telhados, porém a instalação também pode ser feita em solo, criando outras possibilidades de integração. Um exemplo disso são as coberturas solares para estacionamento de veículos.
Aproveite para saber o que é e como funciona o estacionamento solar.
A arquitetura solar é um princípio relativamente novo, agora mais em evidência por causa do maior interesse pela energia solar, que é menos danosa ao meio ambiente e cuja tecnologia tornou-se mais acessível.
Vale lembrar que o principal é unir arquitetura e eficiência na produção de energia solar, fazendo com que existam cada vez mais estruturas da construção civil, sejam na zona urbana ou rural, com esses elementos combinados.
Aliás, a energia solar já é uma alternativa que virou realidade para muitas pessoas no Brasil, em suas residência ou em seus empreendimentos. A comprovada economia e o fato de consumir energia limpa têm convencido cada vez mais, por beneficiar o orçamento e a natureza.
Com um recurso infinito e que pode ser acessado em todos os cantos do país, não faltam motivos para optar por aquilo que pode ser o futuro do mundo, levando em consideração a economia que é possível atingir e todos os diferenciais para a fauna e a flora.
Então, se você tem interesse em investir em energia solar, mas ainda tem dúvidas, faça uma simulação de projeto para a sua propriedade com a Liberty Energia e entenda melhor.