A energia solar como aliada no combate ao efeito estufa
Os problemas provocados pelo efeito estufa vêm impactando a vida de muitas pessoas que, por sua vez, estão demonstrando grande preocupação em relação a qualidade de vida.
Não por acaso o número de pessoas interessadas em morar mais afastadas dos grandes centros urbanos tem aumentado. Até porque os municípios de menor densidade populacional costumam apresentar um ar mais limpo e outros benefícios para a qualidade de vida.
Aliás, muitas pessoas não sabem, mas a energia solar pode ajudar a deixar o ar mais limpo. Entenda melhor esse e outros aspectos fazem da energia solar uma aliada contra o efeito estufa.
Índice
1. O efeito estufa e o gás carbônico
2. Como a energia solar pode ajudar?
3. A energia solar não agride a natureza
O efeito estufa e o gás carbônico
O efeito estufa é uma das mazelas provocadas pela emissão frequente de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera terrestre.
Esse agente poluente também é chamado de gás carbônico, sendo resultante da queima de combustíveis fósseis. Entre eles estão a gasolina e o diesel, por exemplo. Ambos são derivados do petróleo.
Junto a isso, o modelo de geração de energia com base em usinas hidrelétricas também eleva o volume do CO2 no ar, além de ter forte impacto ambiental tanto na região de instalação da usina, quanto na produção de energia.
Esse processo acontece porque a construção dessas usinas exige o alagamento de uma grande região. Desse modo a vegetação se torna submersa e no decorrer do tempo de deteriora.
Como consequência o gás carbônico é liberado no ar. Geralmente as hidrelétricas causam um significativo impacto no meio ambiente, em geral de forma irreversível.
Aproveite para saber também como a energia solar pode ajuda reduzir a pegada de carbono.
Ao se tratar das grandes cidades, a maior parte da concentração de CO2 ocorre por meio das queimas de gases poluentes pelas indústrias e pelos veículos. Assim sendo, a destruição da camada de ozônio contribui para a ação do efeito estufa que:
- elava a temperatura do planeta;
- reduz a umidade;
- impacta a qualidade do ar;
- provoca diversas complicações na saúde.
Como a energia solar pode ajudar?
Os sistemas fotovoltaicos geram energia por meio da luz do sol que, por sua vez, é considerada uma fonte de energia abundante e inesgotável.
De fato, os painéis solares contêm componentes cuja produção demanda a emissão de gases de efeito estufa. No entanto, o período de vida útil desses equipamentos pode atingir aproximadamente 25 anos.
Além disso, a intensa procura por fontes de energia limpa estimula o desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos cada vez mais sustentáveis e tecnológicos.
Por isso, muitos equipamentos já podem ser considerados recicláveis. Atualmente, esse mercado se encontra em alta e muitos estabelecimentos produzem energia por meio de painéis solares. É importante mencionar que esses empreendimentos geram a energia suficiente para solucionar as necessidades.
Conheça alguns cases da Liberty Energia com projetos implementados e saiba o quanto de economia foi gerada.
De fato, em determinadas situações o consumo pode se exceder. Diante disso é possível utilizar a rede concessionária, gerando créditos de energia para utilizações posteriores.
A energia solar não agride a natureza
A energia solar não estimula a produção de gases relativos ao efeito estufa.
Muito pelo contrário: os estabelecimentos que fazem uso da energia limpa ajudam a reduzir o consumo da energia que demanda um processo de produção poluente.
Por isso é possível perceber a função importante que a energia solar desempenha na qualidade do ar. Junto a isso, esse tipo de investimento costuma reduzir o preço da conta de luz.
Viu como a energia solar ajuda a combater o efeito estufa de forma eficiente? Gostou de saber? Então, aproveite para fazer uma simulação de projeto de energia solar e tenha você também liberdade na geração de energia!