A importância da energia solar para ESG
A aplicação de práticas por meio do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) é um conjunto de ações com a capacidade de aliar a rentabilidade com a sustentabilidade em uma empresa. Sendo assim, a energia solar para ESG faz todo o sentido, já que se trata de um tipo de consumo de energia favorável à sustentabilidade.
Essas práticas tem por objetivo a comprovação e consolidação de uma cultura de negócio sustentável, que se preocupa tanto com o meio ambiente quanto com o bem-estar social. Saiba mais a respeito neste artigo.
Índice
1. Afinal, o que é o ESG e como implementar na empresa?
1.1 Ambiental
1.2 Social
1.3 Governança
2. Por que investir em ESG?
2.1 Posicionamento com maior competitividade
2.2 Melhor aplicabilidade dos recursos
2.3 Retenção de talentos
Afinal, o que é o ESG e como implementar na empresa?
Traduzida para o português, a sigla ESG significa ASG, ou seja, Ambiental, Social e Governança. É um sistema implementado nas empresas que pode ser desenvolvido tanto por empresários como por investidores, ou mesmo por consumidores, e que tem por base três princípios considerados pontos chave. Veja a seguir quais são.
Ambiental
Este aspecto considera métricas ambientais capazes de determinar o nível de comprometimento da empresa com a redução de impactos ao meio ambiente no decorrer da sua atuação.
Nesse sentido, são consideradas também as ações realizadas para reparar os danos causados ao meio ambiente.
Aproveite para saber também como a energia solar pode ajuda reduzir a pegada de carbono.
Social
Neste quesito, é considerado o compromisso que a empresa assume de tratar o seu público, colaboradores e comunidade em geral, de forma inclusiva e humanizada.
Governança
A governança considera a gestão de riscos e compliance do negócio, observando as ações realizadas para evitar fraudes ou corrupção dentro da organização, assim como outras ações prejudiciais para o investimento ou para a reputação do negócio.
Por que investir em ESG?
O investimento em ações práticas de ESG, agrega um valor para o negócio, além de destacar a empresa como autoridade e atribuir um diferencial.
A seguir vamos destacar alguns pontos de maior impacto e benefícios dessa prática para as organizações.
Posicionamento com maior competitividade
Implantar práticas sustentáveis na sua organização é tornar o negócio responsável quanto ao meio ambiente, à sociedade e a própria cultura empresarial.
Isso aproxima a empresa dos consumidores além de gerar benefícios tanto para a atuação humana na sua função profissional quanto para o meio ambiente.
Melhor aplicabilidade dos recursos
Além de ser um investimento socialmente satisfatório e capaz de agregar valor e reconhecimento empresarial, essa prática permite uma aplicação dos recursos adequados.
Isso é viável por meio de um planejamento estratégico bem elaborado e de uma política empresarial capaz de atender aos interesses de investidores, colaboradores, sócios e demais envolvidos na organização.
Retenção de talentos
Com as práticas bem consolidadas há uma diminuição significativa da rotatividade de pessoal, permitindo o aprimoramento daqueles que já estão em atividade para o desempenho de funções mais efetivas e responsáveis.
O ESG desenvolve práticas que tem por finalidade a conscientização e a implantação de um posicionamento organizacional em relação à sustentabilidade e questões socioambientais.
O propósito dessas práticas é o de determinar melhorias na capacidade administrativa da empresa com um maior aproveitamento de recursos de menor impacto ao meio ambiente.
Energia solar para ESG Ele é a inovação e oportunidade de crescimento para uma empresa. Vale a pena pensar nessas mudanças hoje, não deixar para depois.
Quer ter uma ideia melhor sobre o investimento em energia solar? Acesse outros conteúdos do nosso blog. Ou já faça uma simulação de projeto de energia solar conosco e tire suas dúvidas.