Bombeamento de água com energia solar: alternativa para acesso à água
Caracterizada pela utilização da luz do sol para a geração de energia elétrica, a energia fotovoltaica tem se mostrado uma das principais alternativas sustentáveis, inclusive no bombeamento de água com energia solar.
É uma alternativa que facilita de modo significativo o acesso à água para os mais diferentes fins.
Isso porque o processo de bombeamento pode ser alimentado por energia elétrica de origem solar e, assim, fazer com eficácia a captação de água de um reservatório, que pode ser um poço, aquífero, ou outra fonte. Tudo feito sem necessidade de baterias. Entenda detalhes a seguir.
Índice
2. Principais vantagens e diferenciais do bombeamento
3. Por mais segurança na geração de energia
Amplitude de utilização
O sistema de bombeamento com energia solar auxilia numa questão bastante preocupante atualmente, que é o acesso à agua em áreas remotas, sem energia elétrica ou sem água encanada.
No entanto, para que funcione, é necessário um local para instalar um sistema fotovoltaico para alimentar o bombeamento e existir uma fonte de água nas proximidades.
O uso de energia solar é também eficaz para alimentar outros maquinários utilizados na agricultura, inclusive para irrigação de plantações.
Saiba também: Os benefícios da energia solar no agronegócio brasileiro.
Principais vantagens e diferenciais do bombeamento
A questão econômica é, sem dúvida, bastante significativa na questão da energia obtida pela luz solar, que permite o acesso à água sem a necessidade de uma rede elétrica e geradores.
A energia renovável, segura e com manutenção simples e baixa também são as principais características quando se fala em custo benefício com a utilização de kit energia solar para bombeamento de água.
Aproveite para saber: Quanto custa a manutenção em energia solar?
Por mais segurança na geração de energia
Vimos, portanto, que um sistema de bombeamento com energia solar é uma boa alternativa para as mais diferentes situações, com potencial para beneficiar o acesso à água potável, inclusive.
No entanto, vale ressaltar que mesmo que a instalação e manutenção sejam consideradas fáceis, é preciso que sejam realizadas por quem entende do assunto.
O primeiro passo é realizar a instalação e ligação dos painéis até a bomba do reservatório. Essa bomba será alimentada pela energia gerada decorrente da luz solar, e então inicia seu trabalho de bombear a água e levá-la ao destino.
Hoje em dia, existem diversos modelos de equipamentos para bombeamento com energia solar, eles vão variar conforme os objetivos do processo, ou conforme as características do local de instalação.
Gostou de saber mais sobre mais esse aspecto funcional da energia solar? Então, acesse outros conteúdos do blog da Liberty ou faça uma simulação de projeto de energia solar para sua demanda de energia elétrica.