Como armazenar energia solar? Conheça as principais soluções
Não é de hoje que precisamos buscar formas mais sustentáveis de produzir energia. A busca por fontes limpas de energia fez com que muitas residências e empresas adotassem a energia solar, já que ela é renovável e não poluente. Porém, isso gera um problema: como armazenar energia solar?
Neste artigo, vamos explicar um pouco como isso funciona. Você vai descobrir se é possível armazenar energia solar, como esse processo pode ser feito e quais são as opções de armazenamento que podem ser utilizadas. Acompanhe.
Índice
1. É possível armazenar energia solar? Como isso pode ser feito?
2. Quais as formas de armazenamento de energia solar?
É possível armazenar energia solar? Como isso pode ser feito?
Sim, é possível armazenar energia solar. Isso é inclusive recomendado para quem instala os painéis em casa, uma vez que o armazenamento é o que garante a independência durante a noite e os dias de chuva.
Aproveite para saber como funciona a geração de energia solar em dias de chuva.
Do contrário, nesses momentos, o usuário acaba dependendo da rede elétrica utilizada na cidade. Isso porque os painéis transformam a energia do sol em energia elétrica, o que só é possível enquanto a luz solar está incidindo sobre eles.
Assim, é possível armazenar energia solar, especialmente para quem quer um sistema híbrido ou o chamado off-grid, que atua de forma completamente independente.
Embora possam significar um investimento inicial mais alto, são alternativas que trazem economia a longo prazo. Portanto, vale a pena conhecer essas formas de armazenamento e decidir qual é a melhor para investir.
Quais as formas de armazenamento de energia solar?
Como em muitos sistemas que transformam energia elétrica, a melhor forma de fazer o armazenamento é através de uma bateria.
Existem três opções quando se trata da energia solar: bateria de íons de lítio, de chumbo-ácido e níquel-cádmio. Conheça um pouco mais de cada uma a seguir, bem como suas vantagens e desvantagens.
Bateria de íons de lítio
É o tipo mais moderno de bateria, semelhante aquele encontrado na maior parte dos laptops e celulares.
Têm como característica serem mais compactas e leves, com alta capacidade de armazenamento energético.
Além disso, possuem maior potência e durabilidade quando comparada às outras, chegando a até 30 anos de vida útil. Outra vantagem é que não sofre o famoso “vício da bateria”.
Bateria de chumbo-ácido
Foi o primeiro tipo de bateria produzido para os sistemas solares fotovoltaicos. Hoje em dia, quase não é mais utilizado em estruturas novas.
Isso porque possuem alto custo e o valor não se justifica em sua vida útil, que é relativamente curta quando comparada a outros modelos.
Bateria de níquel-cádmio
A bateria de níquel-cádmio possui uma vida útil relativamente maior do que a de chumbo-ácido, porém também tem um custo-benefício menor do que a bateria de íons de lítio. Porém, é amplamente utilizada em sistemas de energia solar Brasil afora.
Agora que você já sabe mais sobre o armazenamento de energia solar fotovoltaica, que tal ver como ela funcionaria em sua casa ou empresa? Entre em contato conosco ou faça já uma simulação de projeto de energia solar ideal para sua demanda de energia. Temos uma equipe de especialistas para ajudar você!