Energia solar na avicultura: principais vantagens e como investir
O uso de energia solar na avicultura vem se tornando cada vez mais comum, apesar de ainda ser novidade. Os avicultores mais atentos às novas tecnologias já aderiram ao equipamentos fotovoltaicos, que contam com uma série de benefícios para o negócio.
E se você ainda não conhece esse conceito, chegou o momento de se aprofundar no tema. No artigo a seguir, vamos falar mais sobre o uso de energia solar na avicultura e como ela pode impactar positivamente no cultivo de sua granja. Confira!
Índice
1. O que é avicultura e como a energia solar é usada nela?
2. Benefícios da energia solar para avicultura
3. Onde as placas podem ser instaladas nas granjas?
O que é avicultura e como a energia solar é usada nela?
Antes de tudo, vamos entender de fato, o que é a avicultura. De maneira resumida, podemos dizer que é o cultivo de aves, para que seja possível que elas procriem, e acabem gerando lucros para seus cuidadores de alguma forma.
Apesar de muitos não saberem disso, é possível utilizar energia solar na avicultura. A energia produzida por um sistema fotovoltaico, além de abastecer equipamentos elétricos pesados, também ajuda a proporcionar maior conforto para as aves.
Isso porque, por meio da energia solar, é possível controlar a temperatura do local onde as aves moram.
Essa questão é muito importante para garantir a sobrevivência da granja, aliás isso fica mais simples com um sistema fotovoltaico instalado, já que a manutenção é simples e a geração de energia eficiente.
Benefícios da energia solar para avicultura
A energia solar serve para abastecer toda uma granja, representando excelente economia para os agricultores. Os gastos com energia, inclusive, são um problema grave nesse ramo, já que diversos equipamentos grandes são necessários para a manutenção do espaço.
Grandes ventiladores, além de outros aparelhos, são necessários para garantir boas condições para os animais do local. O abastecimento, geralmente com energia elétrica da rede convencional, é oneroso. Por isso, ter fontes alternativas de geração de energia pode fazer tanta diferença.
Além da economia, podemos destacar ainda outros pontos igualmente vantajosos, como os citados a seguir:
- gerar créditos de energia solar: caso não utilize toda a energia gerada pelos painéis, é possível gerar créditos, que representam economia futura;
- ficar imunidade às bandeiras tarifárias: as bandeiras vermelha e amarela não afetam o preço da energia gerada por fonte solar;
- fazer economia financeira: a energia solar pode ser até 90% mais barata do que a energia elétrica comumente utilizada.
Onde as placas podem ser instaladas nas granjas?
Embora já tenhamos visto as principais informações sobre energia solar na avicultura, alguns pontos ainda precisam de explicação. O primeiro deles é onde os painéis solares podem ser instalados, pois essa é uma etapa importante no projeto do sistema.
Isso porque os espaços onde a ocorre a captação da luz solar devem ser bem planejados, além de contar com a assistência de um profissional para que a instalação seja feita da forma correta, favorecendo eficácia e segurança.
Em todo caso, tetos que tenham estrutura suficiente para suportar o peso dos painéis solares são os melhores locais.
Desde que nenhuma sombra seja feita sob os equipamentos durante o dia, o espaço deve ser aproveitado para que o máximo de energia fotovoltaica seja gerado.
Gostou de saber mais sobre o uso de energia solar na avicultura? Saiba também as vantagens dessa alternativa no agronegócio brasileiro ou acesse outros conteúdos no blog. Pensa em implementar energia solar na sua propriedade? Comece fazendo uma simulação do seu projeto online.