Energia solar em prédios e condomínios residenciais
Até pouco tempo era comum que o uso de energia solar fosse restrito a grandes propriedades ou casas enormes. Hoje isso mudou, um sistema de energia solar em prédios e condomínios é capaz de atender demandas dos apartamentos e das áreas comuns satisfatoriamente.
Isso sem falar que os administradores de edifícios já perceberam a relevância da economia na conta de luz e a importância de despertar a consciência ambiental nos moradores. Até porque as mudanças de hábitos e atitudes geram uma série de benefícios ao condomínio.
Uma utilização mais adequada dos recursos internos reduz o desperdício, aumenta a eficiência e possibilita que haja sobra de dinheiro no caixa possível de ser aproveitado na realização outras ações de melhoria para os moradores.
Índice
1. Como funciona a energia solar nos edifícios?
2. Vantagens da energia solar em condomínios
Como funciona a energia solar nos edifícios?
O sistema solar abastece apartamentos, repartições comerciais e áreas comuns de uma edificação. A estratégia gera impactos positivos nas finanças de todos os envolvidos, pois os gastos são compartilhados e a economia de energia faz com que todos paguem bem menos do que estavam acostumados.
O procedimento para uso de energia solar em condomínios apresenta duas formas: a instalação para utilização particular em cada apartamento ou em um local em comum para ser aproveitado por todos os habitantes dos edifícios.
A implementação do recurso em condomínios habitacionais é viável nas ocasiões em que há condições físicas e econômicas para avanço do projeto.
Leia também sobre Energia solar para shoppings centers e saiba por que é um investimento inteligente.
Após um estudo por parte da empresa responsável, é escolhido um ponto em que haja maior presença de raios do sol. Se houver condição econômica e espaço conveniente para o aparelho, a colocação do sistema pode ser feita.
Nessa área considerada ideal pelos engenheiros são colocadas as placas de captação de luz solar. Um equipamento chamado “inversor” converte e energia elétrica contínua em alternada. Assim, o morador recebe a solar e a elétrica.
Vantagens da energia solar em condomínios
Após conhecer os benefícios, será difícil continuar na dúvida entre utilizar a captação de luz solar ou manter os gastos com energia elétrica. Destacamos alguns principais, veja:
- Redução da conta de luz – o sistema que converte raios solares em energia tem a capacidade de reduzir o valor da conta de luz em até 95%, conforme a capacidade de produção estabelecida na implantação;
- Retorno do investimento (ROI em energia solar) – o projeto gera economia assim que entra em vigor, por isso, o valor aplicado no projeto tem retorno assegurado.
Conforme a capacidade do equipamento, a quantia de energia produzida é maior do que a consumida, gerando um excedente que é inserido na rede de distribuição.
Esse processo gera créditos de energia de energia solar, que podem ser aproveitados na conta de luz dos próximos meses.
Valorização do imóvel
O investimento inicial tende a ser elevado, porém, o dinheiro volta para o cliente em um período entre 4 e 10 anos. Portanto, é preciso ter em mente que essa é uma aplicação com retorno de médio e longo prazo.
Valorização da propriedade
As vantagens não se limitam a economia na conta de luz, mas se estendem ao próprio imóvel. O uso da energia solar no edifício valoriza o local e se tornar um destaque.
Tem se tornado comum famílias optarem por residências mais sustentáveis, portanto a energia solar significa um diferencial na hora da venda ou locação. A utilização de uma fonte renovável faz com que o condomínio tenha uma posição sustentável, o que traz visibilidade positiva para o empreendimento.
Acesse o nosso site e faça uma simulação de projeto de energia solar. Aproveite para assinar a newsletter e conferir nosso blog para se manter informado.