Painéis fotovoltaicos: 8 dicas para escolher a melhor opção
Os painéis fotovoltaicos são uma excelente opção para quem deseja utilizar uma fonte de energia sustentável ao mesmo tempo em que economiza na conta de luz ao final do mês na sua casa ou empreendimento. É um investimento para o bolso e para o planeta.
Mas, o que levar em conta na hora de escolher um painel fotovoltaico? Alguns aspectos são muito importantes para nortear essa escolha. São eles: eficiência, garantia, fornecedores, os tipos de painéis, tolerância de potência, camada inferior (o backsheet), o coeficiente de temperatura e o custo.
Vamos conversar melhor sobre essas oito dicas para que você faça a melhor escolha quando for comprar o seu painel fotovoltaico.
Índice
3. Camada inferior, o backsheet
4. Custo final
9. A Liberty Energia pode te ajudar
1. Atenção à garantia
Estar respaldado caso os painéis apresentem algum problema é um item muito importante para prestar atenção ao comprá-los.
Questione o vendedor sobre quais são os procedimentos quando algum defeito aparece e sobre o prazo que a assistência leva para avaliar o problema. As respostas devem ser claras e devem trazer segurança.
Leia também: Placas ou painéis solares: conheça os tipos, saiba o preço e qual a durabilidade.
2. Opte por bons fornecedores
Existem, de fato, muitos fornecedores nesse mercado em expansão da energia solar. Então, qual escolher?
Alguns itens a serem checados são:
- possui referência?
- atua a quanto tempo?
- existem muitas reclamações sobre ele?
- o site parece confiável e atualizado?
Pesquise ao máximo antes de fechar negócio.
3. Camada inferior, o backsheet
Todo painel deve ter uma camada de plástico posicionada por trás para que as células fotovoltaicas fiquem protegidas. Verifique se não existem bolhas ou se não parece que essa camada irá se soltar com facilidade.
Leia também: Como fica a orientação e inclinação dos painéis solares?
4. Custo final
O valor é uma questão muito importante na hora de escolher seu painel. Tenha atenção à relação entre os watts de potência oferecidos e o custo final.
Lembre-se que o preço é apenas um item a ser analisado, então optar apenas pelo mais barato pode acarretar problemas futuros.
5. Qual o tipo ideal?
Existem vários modelos e tipos de painéis fotovoltaicos no mercado, como monocristalinos, policristalinos, filme fino e híbridos.
Verifique quais as características de cada um e, assim, faça uma escolha embasada sobre qual se adequa melhor a sua necessidade.
6. Escolha a eficiência ideal
A eficiência é a quantidade de energia solar captada pelo painel que é convertida em energia elétrica, em porcentagem.
Existem placas com diferentes valores de eficiência no mercado. O ideal é avaliar qual a sua necessidade exata, já que maior eficiência também acarreta um custo final maior.
Leia também: O que significa eficiência energética e como pode ajudar uma empresa?
7. Coeficiente de temperatura
Expresso por meio de um número em porcentagem, esse coeficiente fala sobre como o painel tolera temperaturas acima de 25 ºC.
Um coeficiente alto significa um painel de baixa qualidade. Valores entre 0,45 e 0,3% são parâmetros excelentes para uma boa escolha.
8. Tolerância de potência
Esse item está relacionado ao valor real de energia gerada pela placa fotovoltaica e está indicada na ficha técnica.
Um painel de 150W com tolerância de mais ou menos 5%, por exemplo, tem potencial para gerar entre 142,5W e 157,5W.
Essa informação é importante pois vai influenciar o valor real de energia disponível para uso.
A Liberty Energia pode te ajudar
Conte conosco para conseguir uma solução ideal em painéis fotovoltaicos. Temos a experiência necessária para te ajudar a fazer as melhores escolhas. Acesse nosso site e faça já uma simulação de projeto de energia solar, ou entre em contato conosco.