O que significa eficiência energética e como pode ajudar uma empresa?
Apesar de ser um termo bastante utilizado, o conceito de eficiência energética costuma ser bastante negligenciado pelas empresas. A questão, no entanto, é que a eficiência energética consegue oferecer excelentes benefícios para as marcas, desde que o processo seja implementado de maneira eficiente.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira este artigo que preparamos.
Índice
1. Afinal, o que é eficiência energética e qual a sua importância?
2. Como a eficiência energética consegue ajudar uma empresa?
2.1 Redução de custos
2.2 Fluxo de caixa mais eficiente
2.3 Competitividade
Afinal, o que é eficiência energética e qual a sua importância?
Em geral, podemos definir que a eficiência energética nada mais é do que uma estratégia, que tem como principal objetivo fazer com que o consumo de energia elétrica seja otimizado e sustentável em um ambiente corporativo.
Ou seja, é a partir da eficiência energética que se consegue providenciar uma série de ações para reduzir custos internos.
Isso faz com que os recursos financeiros sejam direcionados para atividades que efetivamente podem entregar resultados promissores para o negócio no mercado. Ou seja, o conceito de eficiência energética é, basicamente, fazer mais com menos.
Leia também: Como economizar utilizando energia solar nas indústrias?
Outra forma de entender a eficiência energética é comparando os custos de energia de duas empresas de um mesmo segmento na fabricação de um mesmo produto.
Enquanto uma empresa de velas, por exemplo, tem um custo de cerca de R$ 50 com energia por hora, outra pode ter de apenas R$20 a hora.
Ou seja, a segunda empresa consegue produzir a mesma quantidade de velas, e no mesmo período que a primeira, mas com um custo energético muito menor. Isso significa que é mais eficiente.
Como a eficiência energética consegue ajudar uma empresa?
Agora que você já consegue compreender um pouco melhor acerca da eficiência energética, vamos apontar alguns dos principais benefícios e como incentivar essa estratégia em uma empresa. Confira abaixo.
1. Redução de custos
Quando a empresa toma atitudes severas para otimizar o custo de energia em seus processos internos, ela consegue reduzir custos.
De forma prática, essa conscientização pode ser realizada através de reuniões entre os setores, cartazes espalhados pela empresa e até mesmo um processo de treinamento para incentivar a economia de energia em atividades internas por parte dos colaboradores.
Outro caminho é instalar um sistema fotovoltaico para gerar energia elétrica a partir da luz solar e suprir a demanda de energia da empresa, economizando na despesa com a conta de luz.
Leia também: Os benefícios da energia solar no agronegócio brasileiro.
2. Fluxo de caixa mais eficiente
Em consequência da redução de custos na empresa, acabamos por obter um fluxo de caixa mais sustentável.
Ou seja, ao invés da empresa continuar gastando com uma energia além do necessário, ela poderá alocar os recursos financeiros advindos da eficiência energética para processos e atividades que efetivamente melhoram a performance do negócio.
3. Competitividade
Quando o senso de economia energética permeia o ambiente interno de uma empresa, conseguimos transferir recursos financeiros para estratégias e métodos que irão aumentar o volume de vendas do negócio.
Com isso, chegamos a um lugar importante, no qual toda empresa deseja estar: acima da concorrência.
Quando temos consciência de processos que consomem muita energia e decidimos elaborar formas mais eficientes para economizar, tendemos a gerar uma excelente reputação no mercado.
Saiba também: 3 benefícios da tecnologia de geração de energia solar.
Não somente por ter “dinheiro sobrando” para construir estruturas de vendas melhores, mas como também por ter uma consciência sustentável.
Clientes, parceiros, fornecedores e até mesmo instituições financeiras tendem a se relacionar com empresas que prezam pela sustentabilidade.
Gostou deste artigo? Agora que você já sabe a importância da eficiência energética na sua empresa e aprendeu como estimulá-la no ambiente interno, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse o nosso blog ou faça uma simulação de projeto de energia solar.