Como economizar utilizando energia solar nas indústrias?
Como sabemos, é muito importante para todo empreendedor reduzir custos ao máximo e, assim, aplicar melhor os recursos da empresa de forma a torná-la mais rentável. Nesse ponto, o uso de energia solar nas indústrias é uma alternativa inteligente, afinal pode garantir uma economia relevante com os gastos em energia elétrica.
Isso porque o consumo de energia nas indústrias é sempre muito alto e o cenário atual de fornecimento de energia pela rede convencional é bastante desfavorável, com aumentos exorbitantes e previsões ainda piores.
Então, o melhor é que você reflita o quanto antes sobre a importância de fazer a substituição das despesas da conta mensal pelo pagamento de um sistema de energia solar que liberte a empresa desse gasto oneroso e traga autonomia energética.
Índice
1. Como a energia solar gera economia para as indústrias?
1.1 A vantagem de contar com energia solar para os picos de consumo
2. Como ter energia solar na indústria?
4. Solar é sempre uma escolha energética inteligente
Como a energia solar gera economia para as indústrias?
Com um sistema fotovoltaico instalado a empresa passa a contar com sua própria usina de geração de energia a partir da captação de luz solar e logo fica livre das despesas mensais decorrentes do consumo pela rede de distribuição energética convencional, operada pela concessionária da região.
A economia pode chegar a 95%, ou seja, estamos falando de um impacto significativo para a gestão financeira da empresa.
Leia também: Os benefícios da energia solar no agronegócio brasileiro.
Inicialmente, o valor economizado pode ser utilizado para quitar as parcelas do sistema instalado, no entanto ao final do pagamento o sistema é de propriedade da empresa, que ganha também autonomia energética e não fica vulnerável aos reajustes nas tarifas das concessionárias de energia.
A vantagem de contar com energia solar para os picos de consumo
Em momentos de pico industrial, quando a demanda por energia é maior, a energia solar é a solução ideal para fugir dos imprevistos com a instabilidade na rede de distribuição.
Além disso, nos períodos como o atual, de crise hídrica no país, o custo da energia elétrica fica muito elevado, o que pode comprometer de forma severa desempenho das indústrias.
Aproveite para saber como está o cenário atual da energia solar no Brasil.
Como ter energia solar na indústria?
Para a instalação de um sistema fotovoltaico é preciso, primeiro, fazer uma simulação do projeto mais adequado para a indústria, assim se conhecem os valores e se tem uma ideia da viabilidade do projeto.
Esse primeiro passo é necessário para conhecer as necessidades de consumo da propriedade em que a indústria opera, assim como o tamanho e a área de instalação do sistema fotovoltaico.
Então, tirar dúvidas nessa etapa inicial é muito importante, para que todas as informações fiquem claras e seja elaborado um projeto que satisfaça a demanda da empresa.
Também é importante conhecer as condições de financiamento e as possiblidades de pagamento, aliás nesse ponto temos visto grandes avanços no país, já que o mercado de energia solar está em alta e as facilidades para financiar um projeto em solar aumentaram.
Leia também: Saiba tudo sobre o financiamento de sistema fotovoltaico.
Conheça o condomínio solar
Além da possibilidade de instalar sistema fotovoltaico na sede da própria indústria, também existe a possibilidade de utilizar um condomínio solar.
O condomínio solar é uma área de geração de energia solar em larga escala, que gera créditos de energia para serem aproveitados pela indústria.
Assim, a indústria não precisa instalar um sistema físico, portanto não precisa financiar um sistema fotovoltaico. Nesse caso, a empresa apenas recebe os créditos de energia gerados nos loteamentos do condomínio solar.
Na verdade, cada lote representa uma mini usina de energia solar, que pode ser estrategicamente utilizada pela indústria. É mais simples do que se imagina, além de ser uma alternativa para quem não pode financiar um projeto.
Solar é sempre uma escolha energética inteligente
Isso porque não apenas reduz os custos operacionais das indústrias, como também promove maior sustentabilidade e permite que a produção seja realizada de acordo com as melhores práticas ambientais, que vão fazer cada vez mais parte do cotidiano de indústrias e empresas em inúmeros segmentos.
Faça agora mesmo uma simulação com a Liberty e veja como a energia solar pode fazer a diferença na sua indústria!