Entenda a diferença entre energia solar térmica e energia solar fotovoltaica
Diante do crescimento da demanda energética e da escassez de recursos naturais (como a chuva, por exemplo) para supri-la, cresce muito a busca por fontes alternativas de energia que provoquem menos impactos ambientais.
Nesse ponto, a energia solar sai na frente na produção de energia elétrica e já é uma realidade em muitos contextos.
A luz solar possibilita usos diferentes para a produção energética a partir de tecnologias e mecanismos próprios. Por isso, entre as possíveis maneiras de se aproveitar essa fonte estão as usinas de energia térmica e os sistemas fotovoltaicos.
O que caracteriza cada uma? Qual a diferença entre elas? Como funciona o processo de captação e produção de energia de cada uma? Entenda mais a seguir.
Índice
1. Como funciona a energia solar térmica?
1.1 Desvantagens
2. Energia solar fotovoltaica vira energia elétrica
2.1 O que compõe um sistema fotovoltaico?
2.2 Energia solar é mais barata?
3. Diferença entre energia solar térmica e energia solar fotovoltaica
Como funciona a energia solar térmica?
Também conhecida como “aquecimento solar”, a energia solar térmica consiste na utilização da energia do sol para aquecer um fluído, geralmente água circulada.
Nela, o calor proveniente do sol é captado e transformado em energia térmica, ao ser transferido para a água e outros fluídos.
Trata-se de um sistema de aquecimento popular no Brasil, por apresentar um custo muito mais acessível.
Composto por um sistema de coletores solares, que podem ser placas ou tubos, e um reservatório térmico, o aquecedor solar transforma a irradiação solar em calor, que é posteriormente convertido em energia elétrica.
Por meio dos coletores, a radiação solar é captada, aquecendo a água que circula pelas tubulações dos coletores. Desse modo, a água, que estava fria, alcança uma temperatura elevada, sendo armazenada então em um reservatório térmico.
Desvantagens
Apesar do relativo custo baixo dessa alternativa, é um tipo de instalação que apenas possibilita o uso de água quente, enquanto que um sistema fotovoltaico, que funciona a partir de placas fotovoltaicas, pode gerar toda a energia elétrica consumida na propriedade, inclusive a energia utilizada nos chuveiros elétricos e aparelhos de ar condicionado.
Leia também: Vantagens da energia solar no uso do ar-condicionado.
Energia solar fotovoltaica vira energia elétrica
A energia solar fotovoltaica, por sua vez, consiste na conversão direta da energia solar em energia elétrica. Para isso, são utilizados módulos fotovoltaicos, que convertem a energia dos fótons da luz solar.
Trata-se, portanto, da energia obtida por meio da conversão direta da luz solar em eletricidade, a partir do efeito fotovoltaico.
Nele, os módulos são formados por células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor, capazes de transformar a radiação solar em energia elétrica de corrente contínua para corrente alternada, o tipo utilizado para consumo em residências e empresas.
O que compõe um sistema fotovoltaico?
Além dos painéis, um sistema fotovoltaico é composto por cabos elétricos, inversores ou micro inversores de energia, além de outros dispositivos de segurança conectados à rede elétrica local.
Energia solar é mais barata?
Sim. E cada vez mais fica claro esse raciocínio. Porém, é preciso entender como funciona.
Nesses sistemas, os equipamentos captam a luz do sol durante o dia e convertem em energia elétrica para uso geral. Isso significa que enquanto houver luz solar sobre as placas, e mesmo em dias nublados, o sistema poderá gerar energia elétrica para qualquer finalidade na residência ou empresa. Saiba mais no vídeo abaixo.
Diferença entre energia solar térmica e energia solar fotovoltaica
Basicamente, a diferença principal é que enquanto na energia solar térmica o sistema de aquecimento apenas esquenta a água, no sistema fotovoltaico ocorre a produção de energia elétrica.
Desse modo, enquanto a energia solar térmica tem foco exclusivo no aquecimento da água, a energia solar fotovoltaica atua na produção energética para alimentar todos os equipamentos que dependem de eletricidade.
No aquecimento solar, a captação de raios do sol é realizada por meio de coletores solares. Por sua vez, a geração de energia fotovoltaica se baseia nos módulos fotovoltaicos de produção de eletricidade.
Continue acessando outros artigos do nosso blog para tirar dúvidas e saber mais sobre fontes de energia limpa. Está precisando ficar livre dos altos custos com energia elétrica? Faça uma simulação de projeto de energia solar agora. Acompanhe também o nosso perfil @liberty_energia.