Como funciona um carro movido a energia solar?
Já é realidade, aliás há tempos ficou para trás a ideia do carro movido a energia solar ser utopia futurística.
O primeiro carro movido a energia solar dirigível foi lançado em 1960 e utilizava uma única placa fotovoltaica, mas como as placas solares fazem um carro andar? Vamos explicar agora.
Índice
1. O carro solar tem painel fotovoltaico
3. Desvantagens do carro solar
4. Modelos de carros movidos a energia solar
5. As previsões para o mercado automotivo
O carro solar tem painel fotovoltaico
O automóvel movido pela força do solar possui um painel fotovoltaico que converte os raios em energia elétrica. Essa eletricidade alimenta o motor que, por sua vez, coloca o veículo para rodar.
Mesmo em dias nublados ou durante a noite, uma bateria contida no carro o recarrega quando parado.
Esse tipo de veículo, apesar de ainda ser mais caro que os modelos comuns, apresenta diversas vantagens, principalmente pensando a longo prazo.
Entenda como está o cenário atual da energia solar no Brasil.
Vantagens do carro solar
A vantagem mais evidente é a fonte de energia que movimenta o carro, claro. Vamos lembrar que a luz solar é abundante e inesgotável, diferente dos combustíveis de origem fóssil, que além de tudo emitem gases poluentes que derivam da queima para movimento do motor.
Outro benefício evidente é não ter despesas com gasolina, diesel ou outros combustíveis, que ficam cada vez mais caros e não há perspectiva para queda de preços.
Um ponto relevante é que o carro solar é um veículo silencioso, também demanda menos manutenções que os modelos convencionais.
As vantagens são tentadoras, mas antes de realizar um investimento como esse, é preciso considerar também as desvantagens que esse tipo de carro apresenta.
Desvantagens do carro solar
Um aspecto negativo desses carros é sua menor velocidade. Essa característica, entretanto, pode ser considerada vantajosa se você pesar que baixa velocidade reduz acidentes e imprudências.
Outra desvantagem é nem sempre, tampouco em todas as regiões, temos sol o tempo inteiro ao longo do dia. Logo, esse tipo de carro vai depender também de fontes alternativas para funcionar, como baterias elétricas que também seriam não poluentes.
Se deseja fazer um investimento do tipo, conheça a seguir os modelos disponíveis no mercado.
Modelos de carros movidos a energia solar
Modelo da montadora alemã Sono Motors, o Sion possui células fotovoltaicas suficientes para movimentar o carro durante 30 minutos por dia.
O Lightyear One, por sua vez, consegue rodar 800 km ou até mais em países ensolarados. O preço de reserva do modelo é de R$ 700 mil.
Aptera Paradigm, modelo da Aptera Motors roda até 1600 km e custa em torno de 30 mil dólares.
Por fim, o Immortus, da empresa australiana EVX Ventures, é o primeiro modelo esportivo movido a energia solar e consegue andar a 85 km/h.
Há ainda outras máquinas, com diferentes preços, design e performances.
Leia também: Por que investir em energia solar?
As previsões para o mercado automotivo
De acordo com a Boston Consulting Group, até 2030, 5% de toda a frota automobilística brasileira será de carros elétricos.
Para resolver o problema da falta de energia em dias nublados, projetos com tecnológicas baterias de lítio e com carros elétricos estão sendo desenvolvidos para armazenar a energia dos painéis solares.
Como sabemos, não é apenas em carros que a energia solar pode ser utilizada. Se você tem um propriedade e sofre com as contas de luz cada vez mais caras, o abastecimento solar é a solução.
Isso mesmo, o futuro se constrói hoje. Não fique de fora do futuro e faça uma simulação de projeto de energia solar em nosso site o quanto antes!