Entenda como escolher energia solar deixa o ar mais limpo
Muitas pessoas têm se mudado para o interior em busca de um ar mais puro para respirar. Esse movimento mostra como tem aumentado a preocupação com a qualidade de vida. Então, que tal entender como a energia solar deixa o ar mais limpo?
Vamos falar de gases poluentes e descarbonização, mas com foco na produção de energia limpa feita a partir dos sistemas fotovoltaicos. Entenda agora esse outro grande benefício da energia solar.
Índice
1. Primeiro, entenda o papel do gás carbônico para o aquecimento global
2. Concentração do gás carbônico também causa o efeito estufa
3. Sistemas de energia solar não poluem
4. Produção de energia solar não agride o meio ambiente
Primeiro, entenda o papel do gás carbônico para o aquecimento global
O aquecimento global é um dos efeitos da massiva emissão de CO2 na atmosfera. Esse gás é oriundo da queima de combustível fóssil, como o diesel e a gasolina, que são derivados do petróleo.
Além disso, a própria geração de energia por meio de hidrelétricas também ajuda a aumentar a quantidade de CO2 no ar.
Isso porque a construção dessas grandes usinas demanda o alagamento de uma área extensa, deixando a vegetação submersa, que vai se deteriorando com o tempo e libera gás carbônico.
De modo geral, o impacto ambiental de uma hidrelétrica é enorme e ocasiona algumas interferências irreversíveis.
Concentração do gás carbônico também causa o efeito estufa
Nos grandes centros urbanos, a queima de combustíveis pelas indústrias, e pelos veículos no trânsito, é responsável pela concentração do gás CO2.
A saturação na atmosfera contribui para o efeito estufa que além de aumentar a temperatura geral, também diminui a umidade e pode afetar a qualidade do ar, o que gera diversos problemas de saúde.
Sistemas de energia solar não poluem
Um sistema fotovoltaico gera energia a partir da luz solar, que é uma fonte inesgotável e em abundância.
É verdade que os painéis solares possuem elementos cuja produção emite gases poluentes, mas a longa vida útil desses equipamentos, que pode ser de mais de 25 anos, torna isso mínimo e incomparável com outras alternativas convencionais de produção de energia.
E afinal, como o retorno da energia solar protege você da inflação?
Outro ponto é que a busca por alternativas limpas fomenta o desenvolvimento dos sistemas fotovoltaicos, ou seja, a tendência é que fiquem cada vez melhores tecnologicamente. E muitos deles já são recicláveis.
Atualmente o mercado está aquecido e muitos sistemas já são instalados em casas, prédios e empresas, gerando eletricidade suficiente para atender a demanda de cada projeto. Em alguns casos, a produção excede o consumo da propriedade e é injetada na rede da concessionária, isso gera créditos de energia para serem utilizados depois.
Produção de energia solar não agride o meio ambiente
Não agride porque não produz gases poluentes, relacionados ao efeito estufa e ao aquecimento global.
Na verdade, é uma alternativa que descarboniza, pois ao colocar energia limpa nas residências e ainda injetar o excedente na rede de abastecimento convencional, ajuda a diminuir o consumo da energia cuja produção é poluente.
Com certeza você já enxerga como a energia solar deixa o ar mais limpo e entende a importância de fazer essa escolha. Além disso, os projetos podem ser financiados e a parcela costuma ser menor que sua antiga conta de luz.
Leia também: Quais as causas do aumento na conta de luz em 2021?
A Liberty Energia é especialista na instalação de sistemas para geração de energia solar. De 2019, ano de sua fundação, até hoje já impediu que cerca de 332.000Kg de gás carbônico (CO2) fossem lançados à atmosfera do planeta.
Esse incrível número, para seu pouco tempo de existência, se deve aos mais de 4.000 módulos fotovoltaicos instalados em diversos estados do país. Descarbonizar também é a energia da Liberty. Faça uma simulação de projeto de energia solar agora mesmo! Você também pode acompanhar as publicações em nosso perfil @liberty_energia.