5 maneiras eficientes de reduzir a conta de luz
Com o aumento dos valores das tarifas de energia, fica claro que é preciso ter atenção ao consumo e economizar aprendendo a reduzir a conta de luz. A não ser que você opte por investir em sua própria geração de energia.
Mas, por enquanto, vamos falar desses aumentos exorbitantes na sua conta de energia. O valor que você paga na conta vai para uma distribuidora, que arrecada o montante e repassa para os outros agentes da cadeia produtiva, envolvidos com a geração e transmissão da energia.
Além disso, o montante também cobre impostos, taxas municipais e encargos setoriais. O valor da conta também pode aumentar em caso da aplicação de bandeiras tarifárias.
Nos casos em que a conta de luz vem muito alta e você não concorda com o valor, é possível pedir uma revisão da conta para a concessionária. Ou, então, acionar o PROCON da sua cidade, quando a empresa não atender o pedido.
Quer cuidar dos números da sua conta? Veja abaixo cinco maneiras eficientes de reduzir a conta de luz.
Índice
1. Chuveiro
3. Lâmpadas e eletrodomésticos
4. Telas
1 – Chuveiro
O chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais gastam energia. Estima-se que seu uso cause quase metade do consumo na conta dos domicílios.
Assim, recomenda-se um uso consciente do aparelho, regulando o tempo do banho.
2 – Aquecedor e geladeira
Dois opostos, mas igualmente responsáveis por aumentar sua conta. É preciso evitar certos hábitos para que a geladeira não pese no consumo.
Leia também: Quais as causas do aumento na conta de luz?
Por exemplo, abrir e fechar a geladeira excessivamente provoca um aumento na conta. Além disso, guardar alimentos ainda quentes faz a geladeira trabalhar mais, o que também aumenta o consumo.
O aquecedor, por sua vez, também é um fardo na conta, como todos os mecanismos térmicos. Assim, a recomendação é maneirar no seu uso, não deixando ligado a noite inteira, por exemplo.
Aliás, o aparelho de ar condicionado também é um desses mecanismos que pensam no consumo total de energia, então vale a pena saber as vantagens da energia solar no uso do ar condicionado.
3 – Lâmpadas e eletrodomésticos
O uso consciente das lâmpadas pode gerar uma boa economia da sua conta.
Procure aproveitar ao máximo a luz do sol durante o dia. Além disso, busque utilizar apenas lâmpadas LED, que gastam até 80% menos que lâmpadas incandescentes.
Da mesma forma, fique de olho em como você está usando os seus eletrodomésticos. Recomenda-se tirá-los da tomada quando não estiver utilizando.
Ademais, é interessante ficar de olho no perfil de consumo do eletrodoméstico antes de comprá-lo. Essa informação está presente no produto no selo Procel.
Ainda sobre eletrodomésticos, uma dica interessante é usar a máquina de lavar apenas no máximo, isto é, enchendo de roupas, uma vez que assim se economiza não só luz, mas também água.
4 – Telas
Evite deixar telas de televisão, computadores e monitores ligados sem efetiva utilização.
Para evitar gastos desnecessários, programe seus aparelhos para desligar automaticamente após algum tempo sem utilização: timer, no caso da televisão, e configurações do painel de controle, no caso do computador.
5 – Energia solar
Outra maneiras eficientes de reduzir a conta de luz é utilizar a energia solar.
Esta é a forma mais eficiente de gerar economia no seu consumo, gerando redução de gastos em duas frentes.
Leia também: Como a energia solar ajuda a diminuir custos com gás de cozinha?
Por um lado, você passa a gastar a energia produzida diretamente em sua própria propriedade. Por outro, você pode injetar a produção excedente na rede distribuidora e, posteriormente, terá créditos para abater na sua conta.
Quer ter uma ideia mais concreta da eficiência desse método de economia? Faça uma simulação de projeto de energia solar em nosso site e tire qualquer dúvida com nossa equipe de especialistas, é só entrar em contato.