3 ensinamentos da Alemanha sobre energia solar
A preocupação com equilíbrio ambiental está em alta por muitos motivos, então uma discussão cada vez mais comum é a necessidade de mudança da matriz energética dos países, para que emitam menos gases poluentes e contribuam para o reequilíbrio do meio ambiente.
Nesse sentido, a Alemanha tem saído na frente e implementado transformações com resultados progressivos. As iniciativas tanto podem inspirar outros países, quanto podem viabilizar novos projetos e alternativas favoráveis à geração de energia solar. Veja 3 ensinamentos da Alemanha nesse sentido.
Índice
1. Auxílio para moradores investirem em energia solar
2. Prioridade para as energias renováveis
3. Liderança em infraestrutura para gerar energia solar
1. Auxílio para moradores investirem em energia solar
Desde a década passada (anos 2000), a Alemanha tem prestado assistência às pessoas que instalam painéis solares em suas residências, oferecendo, para isso, um auxílio. Os residentes que adotaram esse sistema de energia podem gerar sua própria eletricidade, bem como vender o excedente gerado para seus vizinhos.
Essa iniciativa faz parte de um projeto da Alemanha cujo objetivo é reduzir a emissão de gases nocivos ao planeta e incentivar o uso da energia solar, a qual pode trazer mais qualidade de vida para seus residentes.
Vale dizer que esse projeto já ajudou o país a aumentar a geração de energia solar em mais de 300 vezes na última década, o que faz dele uma autoridade mundial em relação a esse assunto.
2. Prioridade para as energias renováveis
Em 2019, é importante destacar que 46% da eletricidade da Alemanha vieram de fontes renováveis de energia, como a energia solar e eólica, um aumento, vale dizer, de 9% em relação a 2018. De forma paralela, o consumo de carvão foi reduzido em mais de 20%.
Isso traz um importante ensinamento para o resto do mundo: a Alemanha prioriza as energias renováveis frente a outros métodos de geração de energia.
Nesse sentido, cabe evidenciar que, no próprio país, qualquer empresa pode comercializar esse tipo de energia e, assim, colaborar para a expansão do mercado eólico e fotovoltaico. Com essa atitude, o objetivo é beneficiar as grandes e pequenas empresas do ramo, bem como fortalecer o uso das energias renováveis.
E no Brasil, como estamos com relação ao mercado de energia solar? Saiba como está o cenário atual da energia solar no Brasil
3. Liderança em infraestrutura para gerar energia solar
Por fim, merece destaque a iniciativa que aponta que a Alemanha é um dos países com mais instalações de energia solar do mundo, com uma capacidade instalada de 35 GW.
Isso é consequência dos inúmeros esforços que o país vem fazendo ao longo dos últimos anos para mudar a matriz energéticas, entre eles a regulamentação da tarifa de produção de energia renovável, reduzindo o custo de aquisição e instalação, para que as pessoas pudessem utilizar a energia solar.
Como vimos, os ensinamentos da Alemanha são simples e inspiradores. Lembre-se que o Brasil também tem grande potencial para produção de energia solar e você pode fazer parte dessa mudança. Faça uma simulação de projeto para gerar energia solar e entenda melhor.